No Jardins, Prefeitura urbaniza a rua Professor Roberto Queiros

Obras e Urbanização
02/09/2019 16h12

A Prefeitura de Aracaju está revitalizando a rua Professor Roberto Queiroz - antiga Alameda II -, no bairro Jardins, via que interliga as avenidas Pedro Valadares e Jorge Amado. A obra, executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), compreende os 300 metros de extensão da rua, que margeia o Parque Tramandaí e beneficia o fluxo de trânsito de uma das regiões mais movimentadas da capital sergipana.

Iniciados na última semana de agosto deste ano, os serviços executados, atualmente, são os de terraplanagem e implantação da base, os quais serão seguidos da aplicação da camada asfáltica, intervenções que alteram, significativamente, a paisagem e a mobilidade local, além de contribuírem para a preservação do Parque Tramadaí.

"Era comum jogarem entulho ao logo desta rua, ou mesmo dentro do mangue e isso gera impacto na dinâmica da vegetação e da fauna do manguezal. Assim, de uma só vez, colaboramos para a interrupção destas práticas e ainda criamos mais um corredor de trânsito para a cidade", destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Segundo o secretário, é imperioso mencionar que todas as obras realizadas na capital são executadas de acordo com as leis urbanísticas, e obedecem às normas ambientais. “Qualquer projeto realizado em área de preservação ambiental permanente é considerado irregular pois são áreas delimitadas por lei. No caso do Parque Tramandaí, é um ponto que ainda preserva originalmente um ecossistema próprio", salienta Ferrari.

Amparado por leis municipais e pela legislação ambiental, Ferrari acrescenta que os serviços executados pela Emurb não comprometem a vegetação do manguezal. "Esta urbanização não interfere na área de preservação, porque está sendo executada fora dos limites do Parque. Pelo contrário, vai protegê-lo e garantir sua permanência como uma ilha verde bem no meio do bairro Jardins", finaliza.