Serviços corretivos na calçada da Ivo do Prado avançam no sentido norte da via

Obras e Urbanização
04/09/2019 11h00

Realizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a manutenção corretiva do piso da calçada da avenida Ivo do Prado, já contemplou boa parte do calçamento e integra as ações de acessibilidade urbana desenvolvidas pela gestão municipal

Diariamente, duas equipes da Empresa atuam na execução do serviço corretivo, ao longo de toda a extensão da via, entre os bairros São José e Centro. Os pontos mais danificados do piso, desgastados pelas intempéries, são prioritários e, neste locais, a correção é feita a partir da restituição do revestimento.

Este serviço é executado em observância às legislações que normatizam a mobilidade e a locomoção de pessoas em espaços públicos da cidade. Assim como nas demais obras da Prefeitura, já concluídas ou em andamento, a inclusão social é contemplada, também, a partir da acessibilidade, sempre considerada na elaboração dos projetos urbanísticos.

Desta forma, a gestão municipal vincula as ações urbanísticas às políticas de inclusão, todas estabelecidas no Planejamento Estratégico da Prefeitura, cujo foco é tornar a capital sergipana uma cidade mais humana, inteligente e criativa.

"Não se faz obras apenas com engenharia. E nem a letra fria das leis conseguem incorporar minorias ao convívio social, com o respeito devido. Há que ter pessoas que olhem, pensem e trabalhem a favor do empoderamento destas populações. O prefeito Edvaldo Nogueira, como grande condutor das ações em prol da acessibilidade em Aracaju, nos incumbiu de atender todas as pautas que sinalizem para a garantia de direitos", destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Sobre o trabalho na Ivo do Prado, Ferrari também assegura que é um pleito nascido da necessidade urbanística e do diálogo com a sociedade. "Percebemos que havia, em alguns locais, pedras soltas, desniveladas e buscamos corrigir tudo. Esse tipo de trabalho realizamos de forma periódica, em diversos pontos da cidade, como fizemos, mais recentemente, nos calçadões do Centro e na praça Fauto Cardoso”, ressalta o secretário, ao salientar que a Emurb, quando planeja suas ações, considera, sempre, as sugestões que recebe a partir do diálogo mantido com representações da sociedade civil organizada.