Projeto de incentivo à leitura premia crianças e adolescentes do Cras Maria José de Menezes

Assistência Social e Cidadania
04/09/2019 16h17

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, entende a importância de estimular, desde cedo, a leitura das crianças. Nesse sentido, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José de Menezes, no bairro Porto Dantas, realizou, nesta quarta-feira, 4, mais uma edição do prêmio Leitores do mês, uma das atividades do projeto Clube de Leitores, desenvolvido com crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ao todo, 27 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com idade entre seis e 16 anos, concorreram à premiação e recitaram poesias. “Nós, do Cras, enquanto ferramenta de inclusão, entendemos que a leitura faz parte da cidadania e realizamos a premiação como incentivo à leitura. Fazemos isso a cada dois meses e vemos diariamente os resultados quando eles tomam a própria iniciativa de querer levar algum livro para casa, compartilhar as histórias com outras pessoas e até de contar para nós sobre leituras que foram feitas pelas suas mães. Sempre falo para eles que o conhecimento é a coisa mais importante que carregamos e a leitura é um meio de adquirir conhecimento e desenvolver, desde criança, um olhar cidadão. Me sinto muito orgulhosa”, afirmou a educadora social do Cras Maria José de Menezes e uma das criadoras do projeto, Andressa Melo.

O Clube dos Leitores foi criado a partir de doações de livros, feita pela comunidade local e pelo programa cultural do banco Itaú, em 2018. Assim, para concretizar o projeto de incentivo à leitura permanente, a equipe do Cras montou um espaço dentro da unidade chamado carinhosamente de “Cantinho da Leitura”.

O grupo de crianças e adolescentes que participam do projeto é chamado de “Pequenos Sonhadores”, e hoje os integrantes disputaram o 1º, 2º e 3º lugares com o maior número de leituras já feitas no período da atividade. As estudantes e irmãs gêmeas Natália Santos e Nataly Santos, 11, conquistaram, pela segunda vez consecutiva, o primeiro e segundo lugares. Para Natália, a premiação ajudou a melhorar o desenvolvimento intelectual. “Fiquei muito feliz por ter ganhado o primeiro lugar pela segunda vez. Está melhorando a minha escrita e a minha leitura. Leiam muito, aprendam mais e curtam os livros”, disse animada Natália Santos. A estudante Maria Eduarda Ciriaco, 9, ficou com o 3º lugar.

Prêmio "Inovação e Criatividade"

O projeto Clube dos Leitores foi um dos 10 selecionados a concorrer ao prêmio municipal “Inovação e Criatividade na Gestão Pública”, concurso promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da da Escola de Governo e Administração Pública, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que incentiva projetos ou práticas que aumentem a eficiência do serviço público municipal e melhorem a gestão e os serviços prestados à população. O resultado final será divulgado ainda neste mês.