Emurb já atendeu a mais de 95% das 2.200 solicitações recebidas até agosto

Obras e Urbanização
05/09/2019 15h28

Historicamente, na capital sergipana, agosto costuma ser um mês de rescaldo das chuvas de julho. Considerando isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), montou um cronograma de trabalho que priorizou ações na rede de drenagem pluvial e na recuperação da malha viária.

Paralelamente a essas ações prioritárias, a Emurb executa, diariamente, como faz ao longo de todo o ano, serviços estruturantes em toda a cidade. Apenas de janeiro a agosto deste ano, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização já recebeu mais de 2,2 mil solicitações referentes à terraplenagem, patrolamento, desobstrução na rede de drenagem e recuperação asfáltica, e atendeu a mais de 95% desses pleitos feitos pela população.

Mesmo em condições climáticas desfavoráveis para a aplicação de massa asfáltica, em agosto as ações da operação tapa-buraco foram intensificas. Nas atividades relativas à recapeamento e pavimentação foram aplicadas mais de 1,8 mil tonelada de asfalto, reconstituindo mais de 19 mil metros quadrados.

Com a operação tapa-buraco, a Emurb contemplou, nos últimos 35 dias, 38.384 mil metros quadrados de asfalto reposto, a partir da aplicação de mais de 500 toneladas de massa asfáltica. Esses números representam o esforço da atual gestão em corrigir os danos provocados pelas chuvas de julho e avançar na requalificação da malha viária da cidade.

Depois das fortes chuvas registradas em julho deste ano, a Prefeitura reforçou as equipes da Emurb para atingir às metas propostas no Plano de Recuperação da cidade. "Demandas urbanas não se resolvem automaticamente. Ao tempo em que atendemos uma solicitação, outra já está sendo registrada na Empresa. Enquanto recapeamos uma avenida, surge um buraco numa outra via. Fazemos manutenção nas manilhas, enquanto são retiradas grandes quantidades de lixo das galerias subterrâneas", explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

"O que ninguém pode negar é que sempre encontrará pelas ruas, de norte a sul de Aracaju, nossas equipes de trabalhando, pois, até mesmo nos finais de semana, executamos diversos serviços, justamente para atender, em tempo hábil, as demandas que recebemos cotidianamente", enfatiza Ferrari.