Prefeitura de Aracaju se integra ao Fórum Sergipe para o Mundo

Indústria, Comércio e Turismo
05/09/2019 15h32

Para discutir a integração entre os diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo, o secretário municipal da da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, participou, nesta quinta-feira, 5, da segunda reunião do Fórum Sergipe para o Mundo, uma iniciativa da Universidade Tiradentes.

“A soma de esforços é fundamental para fazer com que o turismo em nosso estado ganhe mais força no Brasil e no mundo e essa iniciativa do professor Uchôa tem total apoio da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e por isso estamos aqui para contribuir”, afirmou o secretário, durante o encontro.

O reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa, defendeu que os segmentos do setor não devem “esperar pelos governos” para alavancar o turismo. Além disso, o reitor convidou as entidades que compõem a Associação de Empresários do Turismo a disponibilizarem seus estatutos para que o Departamento Jurídico da Unit possa elaborar estudo e criar um organismo que atue em conjunto com a entidade que já existe, no sentido de dialogar de forma integrada com o poder público.

O professor Jouberto Uchôa apresentou ainda, aos participantes da reunião, revistas de bordo de companhias aéreas, ressaltando a importância dessas publicações para impulsionar o turismo no estado. Em contraponto, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens em Sergipe (ABAV/SE), João Ávila, reconheceu a importância das revista,  mas ponderou que, com o advento das novas tecnologias de comunicação e a massificação da internet, é preciso considerar novas formas de promoção do destino.

Qualificação dos trabalhadores que atuam diretamente com os turistas que chegam na cidade foi a reflexão levantada pela presidente da Associação Brasileira de Turismológos e Profissionais de Turismo seccional Sergipe (ABBTUR/SE), Hellen Carvalho, que agradeceu a parceria firmada com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundat (Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho) e Semict, para a oferta de cursos e oficinas aos profissionais do turismo.

Já a editora do Guia Sergipe Trade Tour, Waldete Zampiere, publicação que é apoiada pela gestão municipal, por meio da Semict, destacou a décima quinta edição do guia e sua importância para a promoção do destino. “É muito difícil realizar este trabalho, mas já estamos com 15 edições, divulgando Sergipe”, comemorou.

Como resultado prático da reunião, os participantes decidiram convidar os parlamentares sergipanos no Congresso Nacional para uma reunião ampliada, a fim de buscar apoio junto aos congressistas para emendas propostas pelo Fórum. Os membros do colegiado voltam a se reunir no próximo dia 8 de outubro.

O reitor Jouberto Uchôa enalteceu o potencial turístico do estado, sem receio de comparativos com outros destinos. “Eu aceito que nosso estado seja o menor em território, mas não em expressão, história, cultura, em patrimônio cultural. Nós temos o que mostrar, o que precisamos é dar as mãos, fazer sacrifícios para que possamos chegar a esse objetivo que é de financiar a promoção de Sergipe fora do estado e trazer para aqui o turista nacional e estrangeiro”, finalizou o anfitrião do encontro.