Formação do Nudec Santa Maria contempla visita às áreas de risco do bairro

Defesa Civil
05/09/2019 17h42

Na tarde desta quinta-feira, 5, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou mais uma etapa do curso para formação do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), no bairro Santa Maria. Os moradores da região tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, em relação às áreas de risco na comunidade.

Os participantes se reuniram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, onde apresentaram um mapa dos locais que consideram mais vulneráveis, no bairro. Após a apresentação e debate sobre essas demandas, com os representantes da Defesa Civil de Aracaju, que conduziram a ação, o grupo realizou visitas aos pontos indicados.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, a caminhada pelas áreas de risco, junto com os participantes do curso, faz parte do cronograma de formação do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade. "Nós já acompanhamos essa área há algum tempo e com essa ação também aprendemos com eles, que residem nessas localidades. As áreas visitadas hoje foram indicadas pelos próprios moradores da região. Com essas informações compartilhadas por eles poderemos, inclusive, atualizar o nosso mapeamento, se for o caso", informou.

A gerente do serviço de convivência do Cras Santa Maria, Cláudia Pereira, também participa do curso para formação do Nudec. "Muitos membros do Nudec são da comunidade mas não têm acesso às áreas de risco. No dia a dia, não entendemos os riscos envolvidos pelos locais onde passamos. Esse mapeamento e essas visitas possibilitam que muitos daqueles que não têm esse acesso passem a ter um olhar mais cuidadoso, especialmente na época de chuva ou ventania. Esse conhecimento permite, pelo menos, diferenciar uma situação de risco e de emergência, e fazer com que a ação de socorro seja mais concreta e imediata", destacou.

O bombeiro civil Valério Matos participou da caminhada e destacou que, devido as experiências que possui na área de emergência desenvolveu a vontade de contribuir. "É a vontade de querer fazer algo para ajudar e desenvolver, de uma maneira que venha a fluir com a turma que está no curso, algo que venha a melhorar a zona de Expansão, para que não venhamos a sofrer no futuro", considerou.

A capacitação segue até essa sexta-feira, dia 6, quando ocorrerá a última aula para formação do Nudec Santa Maria. Esse será o oitavo Núcleo formado em Aracaju, contemplando a demanda do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, em seu projeto Aracaju - Cidade Resiliente.