Visita inédita ao Oceanário emociona idosos assistidos pelo Cras Jardim Esperança

Assistência Social e Cidadania
05/09/2019 17h57

A oportunidade de conhecer a vida marinha no Oceanário de Aracaju, na Orla da Atalaia, para muitas pessoas poderia ser um passeio como outro qualquer, mas, para os idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa, foi um dia que ficou marcado na memória. A visita que fizeram, inédita, foi realizada nesta quinta-feira, 5.

De acordo com a técnica de referência do Cras Jardim Esperança, Evânia Santos, muitos desses idosos vivem em situação de vulnerabilidade social e não teriam condições financeiras para ter acesso ao Oceanário.

“Muitos idosos chegam ao Serviço de Convivência em processo de depressão e isolamento social. Esse é um momento único porque é a primeira vez que os levamos ao Oceanário. Se não fosse através do Cras, esses idosos não teriam a oportunidade de conhecer esse projeto. Eles puderam conhecer a vida marinha e entender a importância de preservar o meio ambiente. O objetivo dessa atividade é proporcionar conhecimento e fortalecer os vínculos sociais e comunitários através da socialização”, explicou Evânia.

A aposentada Raimunda Dias, de 55 anos, já foi funcionária do Cras Jardim Esperança por muitos anos. Hoje, ela trabalha no local, voluntariamente, ao lado de outras profissionais e participa de várias atividades desenvolvidas na unidade. Até então, dona Raimunda nunca tinha visitado o Oceanário de Aracaju.

“Sempre tive o desejo de conhecer o Oceanário e nunca tive a oportunidade de vim até aqui. Hoje, realizei o meu desejo e achei tudo muito lindo. A raia passou pela minha mão por duas vezes, foi sensacional. Conheci os animais e notei cada detalhe, e vi o cuidado com que tratam os animais”, contou emocionada.

A dona de casa Lucília Rica, 64 anos, participa das atividades do SCFV no Cras há oito anos e ficou encantada pelo projeto. “É a primeira vez que entro no Oceanário, achei tudo muito bonito. Adoro participar dos passeios que o Cras realiza com todos nós. Fiquei encantada com a natureza e com tudo que vi. Para mim, foi uma tarde maravilhosa, uma experiência incrível, que vai ficar guardado em minha memória para sempre”, relatou.