Prefeitura inicia implantação do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Aracaju

Cultura
06/09/2019 17h52

A Prefeitura de Aracaju realizou, nesta sexta-feira, 6, o Seminário de Implantação do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Aracaju (SMBPA). Organizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o evento buscou viabilizar um sistema de unificação de todas as bibliotecas do município para garantir melhorias e amplo acesso de toda a população.

“A idéia de padronizar e estabelecer um sistema Municipal de Bibliotecas faz parte das ações da Funcaju dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura e é fundamental para a democratização do acesso às mais diversas comunidades. Nós temos bibliotecas com perfis diferentes, mas que passam a ter uma linguagem que seja padrão e universal, que não tenha diferença de atendimento e de acesso ao acervo em nenhuma delas”, explica o presidente da Funcaju, Cássio Murilo.

O seminário foi o pontapé inicial para a discussão da criação de diretrizes para formalizar e preparar todos os processos do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas do município, fundamental para a padronização dos serviços, produtos e atividades que as bibliotecas de Aracaju desenvolvem. Alinhado a esse projeto, está a criação de quatro novas  salas de leitura, que serão distribuídas pelo CEUs do bairro 17 de Março e Olaria, Arquivo Público de Aracaju e Galeria de Artes Álvaro Santos.

Todas as salas de leitura e as três Bibliotecas Públicas Municipais - Mário Cabral, Clodomir Silva e Ivone de Menezes -, irão compor esse Sistema, cuja vai estar a par de toda a situação das bibliotecas, orientando e padronizando as atividades para que a universalidade da informação seja democratizada para os usuários.

Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia e Documentação da 5° Região (BA/SE), Cláudio Silva parabenizou o presidente da Funcaju e a Prefeitura pela iniciativa e se colocou à disposição para novas parcerias. “Essa parceria vai fortalecer ainda mais a nossa atuação no município. Tenho certeza que o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Aracaju será exemplo para todo o país, inclusive para Salvador, porque a Funcaju tem uma equipe super competente, comprometida e qualificada”, destacou.

O estudante da graduação de Biblioteconomia da UFS, Paulo Bonfim, disse que a criação desse Sistema é essencial para que os alunos vejam na prática o que aprendem em sala de aula. “Este sistema e a discussão dele neste encontro é muito importante para que os alunos possam ter uma boa referência do seu futuro local de trabalho que ele vê todos os dias em seus estudos. Aracaju está dando um passo muito grande e nós, estudantes, só temos a agradecer por essa grande oportunidade”, pontuou.

Ainda sobre o Projeto, Cássio Murilo disse ser uma conquista de toda a sociedade. “É um projeto inovador, Aracaju passa será uma das primeiras cidades no nordeste a ter um sistema municipal. É uma conquista de todos, não só da cultura mas também da Prefeitura de Aracaju”, ressaltou o presidente da Funcaju.

Participaram da mesa de abertura o Seminário, além de Cássio Murilo, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia e Documentação da 5° Região (BA/SE), Cláudio Silva; a presidente da Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe, Telma Carvalho; o coordenador do Departamento de Ciência da Informação da UFS, Antônio Santiago; e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, Jucineide Maria.