Obra do Barroso proporciona novas perspectivas de vida a moradores locais

Agência Aracaju de Notícias
10/09/2019 10h00

A obra de infraestrutura do loteamento Barroso, localizado no bairro Farolândia, zona Sul da capital, marca diversas histórias de vida. Pessoas que nasceram e cresceram na comunidade, que constituíram suas famílias e outras que adquiram moradia recentemente, por acreditarem que a obra levaria à valorização do local, celebram a transformação. A comunidade que lutava por melhores condições de moradia há dezenas de anos, hoje possui uma rotina transformada devido a um investimento da Prefeitura de Aracaju de mais de R$4 milhões, conveniados com o Governo Federal.

Cada etapa das melhorias foi acompanhada pelos moradores e o que foi feito no local é reconhecido por todos. “Hoje nós temos um vida digna e decente, com ruas asfaltadas ou com paralelepípedo, saneamento básico e drenagem em toda a comunidade. Antes disso, o que se via era lama, poeira e ônibus distante. Hoje não precisamos mais sair de casa na lama, ir de chinelo para o ponto de ônibus na avenida e ter que colocar o sapato lá”, relata a moradora Delma Caldas, assistente social, que enfrentou essa rotina por 19 anos para trabalhar e criar seus filhos.

Aos 17 anos, Juliane de Souza Brito, estudante, nasceu e foi criada no Barroso. Ela se recorda bem do quanto o barro incomodava para brincar nas ruas, quando era criança, e para ir à escola, até recentemente. “Tinha que limpar o tênis todos os dias sabendo que ia sujar novamente de lama. Em tempo de inverno, era terrível sair de casa. Às vezes eu olho a minha rua e penso: meu Deus, eu nem acredito que agora está tão lindo”.

Foi a partir dessa transformação que a família de Juliane viu uma oportunidade de renda e sustento. “Assim que asfaltaram a nossa rua, abrimos o nosso negócio, que está dando muito certo. Antes não tinha condições por conta da poeira. Comercializamos alimentos e os clientes não ficariam confortáveis para virem. Agora, é tranquilo e realizamos um sonho”, comemorou Juliane.

A infraestrutura completa das 14 vias do local contou com serviço de drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica e em paralelepípedo, construção de passeios com rampas de acessibilidade, meios-fios, implantação de sinalização vertical e horizontal e placas de identificação dos logradouros. A pavimentação da localidade, em especial, possibilitou a circulação de uma nova linha de ônibus: a 507- Farolândia/Zona Sul, que facilita o acesso de moradores ao serviço de transporte público da capital.

Essa perspectiva foi um dos fatores que incentivaram a assistente social Juliana Almeida a morar no Barroso. “Quando eu comprei a minha casa, acreditava que essa obra seria feita e que um dia o loteamento fosse mais valorizado. Escolhi morar no Barroso para ficar mais próxima a minha família e por ter a opção de um imóvel em um valor mais acessível. Hoje nós temos ônibus na porta, que antes a gente tinha que se deslocar para a avenida Heráclito Rollemberg (atual avenida José Carlos Silva), e minha casa está bem mais valorizada. Está excelente para morar aqui”, garantiu a moradora.

O depoimento emocionado da líder comunitária do Barroso, Adilma Gomes, representa o sentimento e as palavras de todos os moradores ao alcançarem, junto com a obra, melhor qualidade de vida. “Foram 18 anos de luta muito árdua enquanto líder comunitária, mas a comunidade já sofria há 50 anos sem um olhar sensível do poder público. A sociedade não nos enxergava. Era muita discriminação. Depois da obra, as pessoas passaram a ver a comunidade com outro olhar. É uma grande vitória para todos os moradores, que estão muito felizes, e a realização de um dos maiores sonhos da minha vida”, destacou Adilma.