Prefeitura disponibiliza quase 200 agentes por dia para limpeza das praças públicas

Agência Aracaju de Notícias
11/09/2019 06h30

Locais de lazer, as praças públicas constituem a alma de uma cidade e estimulam o convívio social. Considerando a importância desses espaços para a cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disponibiliza agentes de limpeza para manter as praças públicas sempre limpas e atrativas à população.

Ao todo, são 274 praças e áreas verdes espalhadas pela capital sergipana. Destas, 64 contam com agentes de limpeza fixos, ou seja, um grupo de 134 profissionais que atuam, diariamente, no serviço de limpeza de praças específicas. As demais são limpas por três equipes volantes padrão e por duas equipes volantes de plantio, com 11 pessoas cada equipe. A equipe volante padrão atua diretamente na manutenção da limpeza da praça, enquanto a de plantio se dedica à vegetação.

“As equipes volantes realizam a roçagem e a capinação e dão apoio aos agentes fixos das demais praças. A cada três meses, essas equipes volantes visitam todas as praças da cidade para realizar a limpeza. É esse o prazo que estabelecemos para que cada praça receba o suporte dessas equipes”, explica o diretor de operações da Emsurb, Bruno Moraes.

Segundo o diretor, cada praça tem sua agenda de limpeza definida de acordo com o fluxo de pessoas que transitam por ela diariamente e os eventos que podem ocorrer, após o trabalho de vistoria destes espaços públicos.

“Há situações em que as praças recebem descarte irregular de resíduos e no dia seguinte uma procissão passará por lá. Então nossos agentes entram em ação para realizar a limpeza urgente, e garantir que a praça esteja limpa para realização da cerimônia”, explica Bruno Moraes.

Os agentes fixos e as praças

Situada no bairro Siqueira Campos, zona oeste da capital, a praça Dom José Thomaz possui um fluxo constante de pessoas. A partir das 7h, o trabalho de limpeza e manutenção se inicia com o trabalho de dois agentes fixos, que atuam no local até às 17h. “Me sinto orgulhoso do meu trabalho, primeiro, porque é por meio dele que consigo sustentar minha família, depois porque ajudo a manter a cidade limpa”, afirma o agente de limpeza Alisson Santos da Silva.

“Mesmo que tenha uma pessoa ou outra que jogue lixo no chão nós estamos aqui para manter esse local limpo, organizado e atrativo para as pessoas. Nossa meta é não deixar nenhum papel ou qualquer resíduo no espaço da praça”, explica a agente de limpeza Andreia Melício, que também atua diariamente na praça Dom José Thomaz.

Dedicação e empenho é o que não falta em um dos agentes da Praça Zilda Arns, localizada no bairro Grageru, zona sul da capital. “Estamos aqui para fazer a limpeza e melhorar o ambiente da praça para que as pessoas tenham prazer em frequentá-la. Os moradores elogiam nosso trabalho e o reconhecem por conta da preocupação que temos em manter o ambiente limpo”, afirma o agente de limpeza Márcio Rocha.

Encontrar os agentes de limpeza cuidando da praça é uma rotina da auxiliar de enfermagem Neide Santana Correia durante o passeio com o neto. “Toda vez que chegamos aqui eles estão trabalhando. Nunca estive aqui com meu neto para encontrar a praça suja. Pelo contrário, está sempre limpa. O trabalho dos agentes é de extrema importância para a praça do nosso bairro”, afirma.