Com asfalto reaproveitado, Prefeitura já pavimentou 70% do anel viário do Areia Branca

Obras e Urbanização
11/09/2019 08h00

Dos quase 3km de vias que compõe o anel viário do povoado Areia Branca, na Zona de Expansão, cerca de 70% já foi asfaltado, a partir de um projeto sustentável da Prefeitura de Aracaju, que reutiliza o material asfáltico retirado de outras ruas e avenidas da cidade que estão sendo recapeadas.

O trabalho é todo feito pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), cujas equipes, com uma máquina fresadeira – adquirida recentemente, dentro do processo de recomposição do maquinário da Empresa - retira o pavimento asfáltico desgastado da via que será recapeada e o leva à usina de asfalto da Prefeitura.

Em seguida, o material é reaproveitado na produção de nova massa asfáltica, a qual tem sido utilizada pela Emurb para pavimentação do anel viário do povoado Areia Branca, cuja obra deve ser concluída ainda neste mês. Esse projeto inovador foi lançado, em maio deste ano, pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Somando o material asfáltico que já utilizado nas ruas Várzea Grande, rua 6, 25 e agora na rua do Cemitério – que compõem o anel viário do Areia Branca -, a Emurb já aplicou mais de 1,7 mil tonelada de asfalto na localidade. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, este quantitativo representa um índice importante para o que foi planejado para a região.

"Tanto as chuvas como a inconstância do andamento na obra de mobilidade na avenida Beira Mar, de onde sai parte do material fresado, provocou um retardamento nos serviços, mas, agora, com o cessar das chuvas e outra empresa assumindo o recapeamento da Beira Mar, teremos o material suficiente para concluirmos este último trecho do anel viário", explica Ferrari.