Anexo da Emef Papa João Paulo II inicia atendimento às crianças do Marivan

Agência Aracaju de Notícias
10/09/2019 17h56

A espera acabou. Nesta terça-feira, 10, cerca de 270 crianças, na faixa etária dos três os cinco anos de idade, iniciaram as atividades escolares, no Anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no Marivan, zona Sul da cidade.

Com a inauguração deste Anexo, feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pela secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, na segunda (9), a Prefeitura de Aracaju zerou a fila de creche no bairro Santa Maria, comunidade que, até então, ainda tinha déficit de vagas na Educação Infantil.

A partir de agora, em pleno funcionamento, o Anexo tem capacidade para atender a toda a demanda do bairro nessa modalidade de ensino. A coordenadora administrativa responsável pela unidade, Vanessa Moraes, explica que essa primeira semana será voltada à adaptação dos pequenos.

“Por ser o primeiro dia, hoje foi um pouco mais corrido, mas tudo dentro do previsto. São sete turmas pela manhã e sete à tarde. As crianças da manhã chegam aqui às 7h e saem às 11h15h e a turma da tarde tem o horário das 13h às 17h15. Nós os recebemos com a acolhida na parte da brinquedoteca, que é a parte principal da escola e depois os professores se dirigem às suas salas”, disse a coordenadora, ao ressaltar que, por estarem iniciando o ano letivo agora, o horário é estendido.

Nesse primeiro momento de contato inicial com a educação formal, as crianças passam por uma fase de adaptação, na qual conhecem melhor os colegas, professores e as dependências do anexo. “Ainda estamos começando a conhecê-los. As atividades pedagógicas, em si, começa na próxima semana, quando os pequenos já estarão adaptados a nós, ao ambiente, porque a maioria das crianças aqui nunca foram para a escola”, disse a coordenadora administrativa.

Por estarem se adaptando ao novo ambiente, a rotina no Anexo da Emef nessa primeira semana está voltada para atividades lúdicas, como explicou a coordenadora pedagógica da unidade, Jozilene de Souza. “É uma semana de acolhida, para que a criança se sinta bem, se sinta feliz nesse novo espaço, que elas ainda não estão acostumadas. Elas têm momentos de brinquedoteca, têm a recreação no pátio, onde possuem acesso a brincadeiras, como amarelinha, bambolê, brinquedos de encaixe. Os alunos estão conhecendo as dependências da escola, as salas dos coleguinhas, cada espaço do Anexo”, conta.

Segundo Jozilene, é muito importante que as crianças tenham esse momento de interação nesse novo ambiente que, a partir de agora, fará parte de suas rotinas diárias, pois assim elas se sentirão mais confortáveis para iniciarem as atividades pedagógicas, que começam a partir da próxima semana.

“Quando passar essa fase, aí eles começam a fazer toda parte pedagógica, os professores iniciam o processo de ensino de vogais, números, questões de coordenação motora fina e grossa, lateralidade, todas essas noções básicas que as crianças nessa idade devem aprender”, afirma Jozilene.