Prefeitura de Aracaju garante apoio à realização da Semana da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
11/09/2019 12h06

No próximo dia 21 de setembro, o país celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para reforçar a importância desta data, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, promove, entre os dias 18 e 21 deste mês, a Semana da Acessibilidade.

Durante esses quatro dias, na capital sergipana, diversas ações de sensibilização serão realizadas, como a 9ª edição do Troféu Pipiri, um conjunto de iniciativas que visam à garantia do acesso e participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos espaços públicos e privados, com autonomia e inclusão social no município de Aracaju. O evento conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e Fundação Brasil Ecoar.

A proposta da Semana  da Acessibilidade é alertar a população aracajuana sobre a necessidade de respeitar o que está estabelecido em lei e também conscientizar sobre os desafios  enfrentados pelas pessoas com deficiência. Segundo o secretário da Assistência Social de Aracaju, Antônio Bittencourt, o desenvolvimento dessa programação cumpre um importante papel em meio à luta das pessoas com deficiência, na capital sergipana.

“O momento não é de comemoração. É uma maneira de protesto e cobrança. Infelizmente, ainda há a necessidade da promoção de um evento como esse para reforçar algo que é óbvio e dever de cada cidadão e cidadã. As pessoas com deficiência merecem respeito, devem ter os seus direitos assegurados e toda a sociedade é responsável por isso. A Prefeitura de Aracaju entra como  parceira da Semana da Acessibilidade e sempre está à disposição para dialogar sobre melhorias no que se refere a essa questão”, explica Bittencourt.

Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roque Hudson, o evento representa um novo modelo de respeitabilidade perante a sociedade civil. “A Semana da Acessibilidade é um momento em que podemos tornar protagonistas as pessoas com deficiência, em Aracaju. É uma maneira encontrada para que possamos cobrar da sociedade civil mais respeito e exigirmos a garantia dos nossos direitos no tocante à inclusão social, mobilidade urbana e inserção no mercado de trabalho. A Semana é muito necessária para todos nós, porque é uma oportunidade de reforçar a nossa luta e cobrar os nossos direitos”, ressaltou.

A palavra acessibilidade significa a qualidade do que é acessível. Desde 2000, o Brasil conta com a Lei nº 10.098, que visa garantir às pessoas com deficiência o direito da acessibilidade com segurança e autonomia em todos os espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, bem como de todos os serviços e instalações abertos ao público, de uso privado ou coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.