Prefeitura garante acesso à cultura a pessoas com deficiência assistidas pelo Centro Dia

Assistência Social e Cidadania
13/09/2019 15h17

No próximo dia 21 de setembro, o país celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Além de promover a Semana da Acessibilidade, que acontecerá entre os dias 18 e 21 deste mês, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, se une a diversos outros órgãos e entidades que visam à garantia do acesso e participação da pessoa com deficiência em espaços públicos e privados, com autonomia e inclusão social no município.

Nesse sentido, os usuários do Centro de Referência Especializado para Pessoa com Deficiência (Centro Dia), unidade de atendimento da Assistência Social que objetiva proporcionar a este público qualidade de vida, autonomia e independência para realizar tarefas do dia a dia, foram convidados pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE) a participarem de algumas atividades alusivas à campanha em parceria com órgãos públicos e organizações sociais.

Nesta sexta-feira, 13, 10 usuários com vários tipos de deficiência física, intelectual, auditiva, visual e com mobilidade reduzida assistiram ao filme “O Rei Leão”, na sala de cinema do Shopping Jardins, ao lado de crianças, adolescentes e idosos com deficiência assistidos por outras instituições.

“Não poderíamos ficar de fora desse momento importante que simboliza a luta e o acesso dos nossos usuários aos espaços públicos, principalmente na cultura. Todas as vezes em que temos a oportunidade de participar de eventos externos e mostrar para eles o mundo lá fora, procuramos sempre estar juntos. Muitos deles não saem de casa, ficam isolados.  O objetivo do Centro Dia é trabalhar também a auto estima e promover a socialização dos nossos usuários”, explicou a coordenadora do Centro Dia, Lidiane Vieira.

Pela primeira vez, Ana Lúcia, 64, foi a uma sala de cinema adaptada com recursos da audiodescrição. Antes da deficiência visual, ela trabalhava como cozinheira e realizava outros tipos de atividades. Após receber o diagnóstico de glaucoma e perder sua visão há sete anos, Ana Lúcia passou a depender dos seus amigos e familiares para sua locomoção e foi no Centro Dia onde encontrou todo o apoio necessário para a sua independência.

“Já fui outras vezes ao cinema, mas é a primeira vez que desfruto desse recurso. Estou adorando vivenciar e compartilhar esse momento ao lado dos meus outros amigos. Participo de várias oficinas no Centro como pintura, aulas de dança, exercícios físicos e outras atividades. A cada dia, aprendo coisas novas, o que der para mim fazer, eu faço e sem medo”, relatou.

Assistida pelo Centro Dia desde 2015, Suian Néri, 36, possui deficiência intelectual e estava na expectativa de ver o filme mais comentado do momento. “Ouvia todo mundo falar que o filme era muito bom e fiquei com vontade de assistir também. Estou feliz por estar aqui hoje, está sendo um dia muito legal”, contou.