Prefeitura de Aracaju leva projeto “Anjos Azuis” a evento de inclusão da pessoa com deficiência

Defesa Social e Cidadania
13/09/2019 19h23

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 11.133, de 2005). Em razão disso, na tarde desta sexta-feira, 13, foi iniciada, no shopping Jardins, a segunda edição do evento "Conscientização por Igualdade de Direitos", promovido pelo Ministério Público de Sergipe(MPSE). A Prefeitura de Aracaju, uma das parceiras da ação, levou ao público do evento, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), o teatro de fantoches "Anjos Azuis", da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

De acordo com o MPSE, é objetivo do evento "dar visibilidade à pessoa com deficiência, sensibilizar a sociedade e discutir a importância de inserir esse segmento nas atividades de cultura, esporte, turismo e lazer", com base no Capítulo IX do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146, de 2015). Desta forma, a participação da GMA traz discussões sobre cidadania, de forma lúdica e destinada ao público infantil.

O diretor da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, explica o papel do órgão na construção desses valores. "Como uma instituição cidadã, precisamos estar preparados para assegurar os direitos individuais e coletivos de todos, principalmente daqueles que são mais vulneráveis. Dessa forma, não poderíamos nos furtar de participar dessa ação promovida pelo Ministério Público Estadual em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Disponibilizamos nossa equipe do teatro de fantoches para que se apresentasse nos dias 13 e 14 nos dois shoppings da capital, trabalhando de forma lúdica essa questão que envolve a todos nós", aponta o diretor.

Durante a apresentação, os guardas abordaram temas como o combate ao bullying e a inclusão de pessoas com deficiência. Ainda segundo o subinspetor, a dinâmica da apresentação permite maior engajamento entre o órgão e o público infantil para tratar desses temas. "A intenção, de forma lúdica, é poder demonstrar como as crianças podem, desde cedo, se comportar nessas situações", explica o diretor.

O promotor de Justiça e diretor do CAOp dos Direitos Humanos do MPSE, Francisco Lima Junior, acredita que a participação da Guarda Municipal somou forças ao evento. "Trouxemos pessoas com deficiência e sem deficiência para participar desse evento, para promover essa integração. A apresentação do "Anjos Azuis" engrandeceu bastante, ajudando com essa programação", afirma o diretor.

A estudante Rayane da Silva, de 14 anos, assistiu à apresentação e aprovou a iniciativa. "Eu achei legal, muito interessante. Foi um bom aprendizado para nós, estudantes. É muito importante aprendermos e ficarmos cientes sobre o tema", considera a Rayane.

O guarda Municipal Martins da Silva, que integra o projeto "Anjos Azuis", revela a satisfação por levar uma mensagem positiva ao público. "Nós, enquanto guardas educadores, temos a missão de plantar essa semente do bem, para que a mensagem se frutifique e possa promover a empatia e estimular a solidariedade. Também buscamos contribuir para que as pessoas com deficiência possam se reconhecer como pessoas capazes, como sujeitos de direitos", considerou.
A equipe da GMA também estará presente no sábado, dia 14, segundo dia do evento, que ocorrerá no shopping Riomar.