Urbanização da rua Professor Roberto Queiroz visa à preservação do Tramandaí

Obras e Urbanização
17/09/2019 16h58

Por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju construiu, nesta terça-feira, 17, uma contenção entre a rua Professor Roberto Queiroz e o canal que a margeia. Preventiva, essa intervenção objetiva impedir que o piche que está sendo aplicado na via escorra para o canal, como aconteceu na noite desta segunda-feira (16), devido à chuva ocorrida na região.

Para isto, os equipamentos do sistema de microdrenagem existentes na área passaram por limpeza, as barreiras naturais que separam a rua do leito do canal foram reforçadas e meios-fios foram implantados para estancar o fluxo do material oleoso. Nessa ação, foi fundamental a colaboração da Administração Estadual do Meio Ambiente em Sergipe (Adema) e de uma empresa especializa em contenção de material derivado de petróleo.

Com cerca de 300 metros de extensão, a rua Professor Roberto Queiroz, à margem do Parque Tramandaí, no bairro Jardins, está sendo urbanizada pela Emurb. O projeto em execução, além de respeitar os limites do ecossistema local, preserva as áreas delimitadas pela legislação vigente.

A obra de urbanização da rua Professor Roberto Queiroz foi iniciada em agosto com a execução do serviço de terraplanagem, de modo a criar uma base compactada para que a via possa receber a pavimentação asfáltica. Executora da obra, a Emurb trabalha com critério técnico e consciência ambiental necessária ao progresso seguro e respeito à sustentabilidade.

Todo o procedimento feito nesta via, além de impedir o avanço de ocupações sobre o mangue, objetiva, também, coibir a criação de pontos irregulares de descarte de lixo e entulho e a proliferação de insetos que causam danos à saúde humana e podem, inclusive, provocar um colapso no nicho ecológico do Tramandaí.