Patrulha Maria da Penha é referência para Guardas Municipais de cidades do interior

Guarda Municipal
17/09/2019 19h19

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, vem obtendo resultados positivos com a implantação do projeto piloto da Patrulha Maria da Penha.

A experiência exitosa chama a atenção de outras instituições de segurança do estado, como as  Guardas Municipais de Itabaianinha e Rosário do Catete, que, nesta terça-feira, 17, estiveram representadas na sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para conhecer em detalhes o conceito e a forma de atuação do grupamento especializado da capital. 

Segundo a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a GM D. Oliveira, o compartilhamento de informações e experiências é de grande importância para a implementação de projetos voltados ao combate à violência contra a mulher.

"Pelo fato de sermos pioneiros entre as Guardas Municipais do estado nessa atuação, voltada para a proteção da mulher vítima de violência, temos sido procurados por representantes de outras instituições, que vêm em busca do know-how implementado por nós da GMA. Temos incentivado e promovido capacitação a fim de que outras cidades possam buscar as parcerias necessárias para a implementação do projeto", afirma a coordenadora da Patrulha.

 

Na ocasião, compareceram à sede da GMA o secretário municipal de Administração e Planejamento de Itabaianinha, Nilton Ribeiro; a comandante da Guarda Municipal de Itabaianinha, Dulce Laureana; e a coordenadora estadual do Movimento União da Nação Azul Marinho, a guarda municipal da cidade de Rosário do Catete, Jussimara Viana.

A comandante da Guarda Municipal de Itabaianinha, Dulce Laureana, destacou a importância do encontro e do trabalho que vem sendo realizado em Aracaju. "Foi uma reunião muito produtiva, onde nos foi apresentada a dinâmica de atuação da Patrulha Maria da Penha. A GMA está desenvolvendo um magnífico trabalho, fazendo com que sejam cumpridas as medidas protetivas, contribuindo para a redução do percentual de feminicídio. Sendo assim, a GMA é um exemplo a ser seguido pelos municípios sergipanos. Se eu já desejava a implantação da Patrulha Maria da Penha em Itabaianinha, após a visita e apresentação tive a convicção de que esse é o caminho para o combate à violência contra a mulher", considerou.

Patrulha Maria da Penha
A Patrulha Maria da Penha foi implementada no dia 10 de maio de 2019, a partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). O projeto realizado em caráter piloto passou por ampliação e já atende a 25 mulheres sob medida protetiva de urgência, indicadas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar.