Prefeitura participa da construção das diretrizes nacionais de gestão de áreas verdes urbanas

Meio Ambiente
13/09/2019 08h00

Representada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju participou, nesta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12, da oficina de consolidação de diretrizes nacionais para a gestão das áreas verdes urbanas. O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília.

A agenda da gestão de áreas verdes urbanas é um dos temas prioritários atualmente do Ministério do Meio Ambiente e, nesse contexto, alguns encontros de técnicos, gestores e especialistas de diversas partes do país estão sendo planejados para a consolidação de diretrizes orientadoras da gestão.

A Sema foi selecionada para participar da construção do programa de políticas públicas, que é um programa nacional de áreas verdes. O Ministério do Meio Ambiente selecionou algumas cidades para participar da composição desse documento e Aracaju foi selecionada.

“Durante a oficina, foram construídas as primeiras diretrizes desse programa, que será lançando ainda no próximo ano, pois está sendo construído de forma participativa, considerando o olhar de outras cidades do Brasil. E o mais importante é que Aracaju pôde participar e dar sua contribuição, considerando a visão que nós temos relacionada à gestão de áreas verdes urbanas”, explica a analista ambienta da Sema, Carla Zoaid, que representou a pasta no evento.

Segundo Carla, o programa do governo federal traz como objetivo principal a valorização das áreas verdes, “e o que consideramos como ação prioritária é que devemos deixar que nossa cidade cresça, mas de forma ordenada e organizada com a conservação do meio ambiente, como vem acontecendo na atual gestão da Prefeitura de Aracaju", ressaltou a analista.