Participantes do curso de formação do Nudec Santa Maria são certificados

Defesa Civil
18/09/2019 17h49

Como parte do planejamento da Prefeitura de Aracaju no fortalecimento da prevenção de riscos, é alinhada, juntamente à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a formação dos Núcleos de Defesa Civil da Comunidade (Nudecs). A intenção é que, até 2020, sejam formados 10 núcleos por toda a capital.

Dessa forma, na tarde desta quarta-feira, 18, os membros do Nudec do bairro Santa Maria receberam seus diplomas de conclusão do curso. Esse é o oitavo núcleo formado pela Defesa Civil de Aracaju, o primeiro localizado na Zona Sul. Na ocasião, além da entrega dos diplomas, foi realizada uma dinâmica sobre cooperação e trabalho em equipe.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, considera que, com a chegada do Nudec Santa Maria, haverá maior integração entre a Prefeitura e os moradores da região. "Será possível aprimorar a organização para um importante local da cidade, onde já não há grande problemas em virtude de toda a preparação executada pela Prefeitura de Aracaju. Apesar da intensa limpeza dos canais, feita pela Emsurb, há vulnerabilidade para enxurradas, devido ao relevo. Por isso, é importante que a comunidade esteja sempre integrada com a Prefeitura, para que a solução dos problemas ocorra de forma mais organizada e mais rápida", avaliou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, major Sílvio Prado, sendo o primeiro núcleo da região, o Nudec Santa Maria poderá servir de exemplo para os que virão. "Nós percebemos que a receptividade foi muito boa. Todos os membros demonstraram bastante interesse em aprender tudo o que foi passado durante os debates sobre as áreas de risco. Então temos a expectativa de que esse Nudec seja bastante atuante aqui na área e, já que é o primeiro Nudec da zona Sul, que sirva de exemplo para os próximos da região", considera o coordenador.

Segundo Silvio Prado, esse também é o Nudec com maior quantidade de membros formados em uma única turma. "Foram 26 participantes. Isso já demonstra que foi um curso bastante almejado pela população da área, que necessitava desse curso, justamente para saber como atuar em situação de desastre e como agir preventivamente para que esses impactos sejam minimizados", comemora Sílvio Prado.

Para a aposentada Maria do Carmo Nascimento, que mora no bairro há mais de 50 anos, a formação do Nudec foi uma oportunidade de aprender ainda mais. "Eu achei ótimo. Agora estou mais preparada e mais animada para aprender e ajudar o meu bairro", afirma a aposentada.

Diarista e moradora do Santa Maria há 30 anos, Dani Alves conta que sempre está engajada nas causas pela melhoria do bairro, e viu no Nudec a oportunidade de fazer ainda mais. "Estou sempre tentando melhorar nosso bairro, e participar desse evento que a Defesa Civil proporcionou é muito gratificante e importante para a nossa comunidade", considera a diarista.

A gerente do serviço de convivência do Cras Santa Maria, Cláudia Ferreira, também participou da formação, e comemora a conclusão do curso. "Era uma criação já muito aguardada, e acho que vai fazer toda a diferença. O pessoal está bem empenhado e motivado. Esse é um momento ímpar para nós, e estão de parabéns todos que fizeram que isso acontecesse: o Nudec e a Prefeitura de Aracaju, que realmente está lutando para que tenhamos uma condição humana e, mais importante, fazendo com que a comunidade se sinta pertencente da sua história e seja protagonista dela", disse.

O secretário municipal da Defesa Social destacou, ainda, o sucesso do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Aracaju. "O órgão está de parabéns por todo esse trabalho. Continuaremos cumprindo o que está previsto no nosso planejamento estratégico", concluiu.