Prefeitura promoverá palestra sobre ideação suicida e Esgotamento Burnout para servidores

Planejamento e Orçamento
19/09/2019 12h17

Temas relevantes no contexto social, alvos de uma campanha específica – Setembro Amarelo -, a ideação suicida e o esgotamento Burnout serão abordados em palestra proferida pelo médico psiquiatra Antônio Souza Lima Júnior. Realizado pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoal, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (CGGP/Seplog), o evento integra o Programa Servidor Saudável e será realizado nesta sexta-feira, dia 20, às 10h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Para o psiquiatra Antônio Souza Lima Júnior, especialista nos temas que serão abordados na palestra, o suicídio é um tabu que, apesar de sua extrema relevância, já que ocorre a cada 40 segundos no mundo, é subnotificado, sendo atribuído a outras causas. “Existem preconceitos diversos que levam a sociedade a ocultar a real causa do óbito, muitas vezes, por sentimento de culpa! Como achar, por exemplo, “nós não cuidamos direito, ou não observamos suficientemente bem quem estava sob nossos cuidados. Como eu não percebi que ele queria se matar?”. E Isso acontece mesmo em equipes de saúde”, revela.

Ainda de acordo com Antônio Júnior, diversas iniciativas apresentam resultados satisfatórios no enfrentamento à essa problemática. “Equipes multiprofissionais ampliam o olhar e, por conseguinte, a possibilidade do cuidado. Trabalhar prevenção,  mostrar-se disponível, investigar absenteísmo, promover saúde física, mental e espiritual, são excelentes estratégias de combate ao suicídio”, aponta o psiquiatra.

Nesse sentido, um dos eixos do Planejamento Estratégico executado pela Prefeitura de Aracaju prevê a capacitação e valorização do servidor público, diretrizes a partir das quais a Seplog tem obtido resultados históricos na readequação, apoio psicossocial, reconhecimento de direitos de mais de cinco mil servidores e, na capacitação, por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), de mais de três mil servidores, com idéias inovadoras como o Concurso de Criatividade e Inovação, que premiou servidores por suas iniciativas.

O palestrante

Antônio Júnior é médico pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e se especializou em Psiquiatria pelo Hospital Juliano Moreira, na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Integra o quadro da Perícia Médica da Prefeitura de Aracaju desde 2006.

Síndrome do Esgotamento Burnout

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma doença ocupacional, a síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico descrito pela primeira vez em 1974 pelo médico americano Herbert Freudenberger. Trata-se de um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por fatores relacionados às atividades laborais.