Prefeitura capacita trabalhadores para melhorar atendimento aos turistas

Indústria, Comércio e Turismo
19/09/2019 16h13

Atender bem o turista é um diferencial que pode significar não só o retorno do visitante, em outras férias, passeios ou viagens de negócios, como também uma divulgação espontânea do destino quando esse viajante retornar para sua cidade de origem. Atenta a necessidade de qualificação profissional e de serviços, a Prefeitura de Aracaju, de forma a valorizar os profissionais locais e qualificar os serviços oferecidos a quem chega em Aracaju, inseriu como meta em seu Planejamento Estratégico a realização e apoio à oficinas e cursos de qualificação para os trabalhadores que atuam diretamente no atendimento aos turistas.

“Nossa cidade é bem cuidada, a Prefeitura faz um extraordinário trabalho de limpeza, paisagismo e urbanismo, é uma referência que todo turista que vem aqui faz questão de dizer, mas além dos belos atrativos e da cidade bem administrada, é preciso também atenção na qualidade da prestação de serviços que oferecemos aos turistas, por isso é importante qualificar os trabalhadores que atuam no atendimento direto aos turistas”, explicou o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Magalhães.

Para encaminhar a ação, Marlysson Magalhães recebeu representantes da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo de Sergipe (ABBTURSE), oportunidade em que a presidente da entidade, Ellen Carvalho, apresentou o projeto de Qualificação Continuada para turismólogos e profissionais dos segmentos do turismo. Uma nova reunião foi realizada, desta vez com a presença da presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Edivaneide Souza, quando foram ajustados, com sua equipe técnica, encaminhamentos para a programação de oficinas em parceria com a ABBTURSE.

Das 3.260 vagas disponibilizadas pela Fundat, em sua programação de capacitações para o mês de setembro, 440 foram destinadas ao segmento turístico: Etiqueta para Atendimento em Bares e Restaurantes; Projetos Turísticos; Consultoria Técnica; Empreendedorismo no Turismo; O Diferencial do Atendimento ao Turista; Saúde e Bem Estar, o Turismo que Transforma; e Consultoria Turística. “Estou satisfeita com essa parceria intersetorial formada com a Semict e a ABBTURSE, ela fortalece essa importante e relevante cadeia produtiva, com profissionais mais qualificados no mercado para atender bem os turistas que chegam em nossa cidade”, afirmou a presidente da Fundat, Edivaneide Souza.   

A presidente da AABTURSE, Ellen Carvalho, também destaca a parceria neste processo de qualificação dos profissionais do turismo. Com turmas “lotadas” nas oficinas, ela comemorou a adesão de variados grupos de profissionais que participaram das oficinas, “todos em busca de mais conhecimentos para agregar em suas profissões”. “Estou muito feliz com esse primeiro projeto de qualificação continuada, com todas as turmas lotadas não só por profissionais do turismo, mas também de pessoas interessadas em ingressar na área, e graças a essa parceria com a Prefeitura, a gente está desenvolvendo esse projeto”, agradeceu.

Em comum, os participantes dessas oficinas revelaram a vontade de adquirir novos conhecimentos e poderem se tornar novos empreendedores. É o caso da estudante Aline Rakel Silva Santana, que se matriculou em todas as oficinas voltadas para o turismo e acredita que uma dessas oficinas vai lhe abrir portas no mercado. “Quanto mais a gente se qualifica, mais ferramentas temos para disputar espaço no mercado e eu estou satisfeita com essa série de oficinas”, revelou. 
 
A aposentada Maria Aparecida de Souza trouxe para a sala de capacitação experiências de vida e muita vontade de aprender. Aos 71 anos, essa professora de formação, com mais de 15 anos atuando na área do turismo, trouxe no olhar e na voz paciente uma preciosa lição para todos: "nunca é tarde para aprender".
 
"A idade não é um limitador para buscar novos conhecimentos, para alcançar nossos sonhos porque eles estão dentro de nós e não em nossa idade. Como professora, hoje vim aprender com esses jovens e assim me transformar, me rejuvenescer", ensinou a professora.

Na oficina de “Empreendedorismo no Turismo”, ministrada na tarde desta quinta-feira, 19, Marlysson Magalhães levou a mensagem da gestão aos profissionais das diversas áreas, explicando que é um compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira, “não só receber bem o turista, mas também valorizar e capacitar os trabalhadores do setor”, disse.
 
“Fiz questão de trazer a mensagem da gestão e fico feliz em ver uma sala repleta de pessoas interessadas em se qualificar, isso é muito bom para todos porque ganha o turista com melhores serviços, ganha os segmentos que atuam no setor com o retorno desses turistas, e ganha os trabalhadores, com o aumento de sua renda, fruto da qualidade dos serviços que está oferecendo”, concluiu o secretário.