Obra na Euclides Figueiredo avança com a implantação de 140 células de macrodrenagem

Obras e Urbanização
19/09/2019 16h20

Executada pela Prefeitura de Aracaju, a obra de infraestrutura da avenida Euclides Figueiro, na zona Norte, segue o cronograma estabelecido no projeto executivo. Iniciada há pouco mais de um mês, a segunda etapa desta importante obra já implantou 140 células de macrodrenagem, entre o canal do Jardim Bahia e a rótula da avenida Benjamim Constant, parte mais complexa do projeto.

Outras 366 células serão implantadas ao longo da via nas próximas semanas, quando então o novo sistema de drenagem da região estará consolidado, com uma capacidade de vazão três vezes maior que a atual.

Para garantir a celeridade constatada na execução dos serviços, como constatado no primeiro relatório elaborado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) após pactuação da gestão municipal com os moradores e comerciantes da localidade, atuam diariamente no canteiro da obra dois engenheiros, um técnico em edificações, um encarregado, dez pedreiros, dois armadores, dez serventes, dois operadores de máquina e quinze operários que realizam diversas tarefas.

Até o momento, 30% do projeto executivo e arquitetônico já está executado. A obra contempla, além da drenagem, a implantação de sinalização, crianção de equipamentos de acessibilidade e a requalificação de 1,3km de pavimentação asfáltica. Para isso, a Prefeitura de Aracaju investe cerca de R$7,6 milhões, em recursos conveniados com o Governo Federal, e reafirma o compromisso da atual gestão em modernizar a infraestrutura urbana e oferece mais qualidade de vida à população aracajauna.

Na avaliação do secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a obra começa a ganhar ritmo no momento adequado e conforme o que foi acordado com os moradores da região. "Havíamos feito um trato com representações de moradores e comerciantes de que, assim que passasse o período chuvoso, entraríamos com força total nesta obra e isto tem sido rigorosamente cumprido. Mas como se trata de uma obra monumental, executada na maior avenida de Aracaju, um dos principais corredores da zona Norte, inegavelmente pode resultar em reclamações pontuais", destaca Ferrari.

Porém, o secretário ressalta que há um esquema especial de trânsito executado pela Emurb e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), que orienta os condutores de modo a ordenar o fluxo de veículos na maior parte da avenida sem comprometer a mobilidade e a segurança dos trabalhadores.

"Temos agentes orientando os condutores e tirando dúvidas de alguns motoristas. Como ainda estamos na segunda parte tem tráfego na maior parte da Euclides mas chegará um momento que teremos que interromper o trânsito naquela via quase em sua totalidade", detalha Ferrari, ao assegurar que todas as modificações no trânsito são sempre informadas com bastante antecedência e roteiros alternativos são criados.

Trânsito

Os motoristas que utilizam a avenida Euclides Figueiredo para acessar o município de Nossa Senhora do Socorro têm, atualmente, que desviar para a avenida Benjamin Constant, entrar na rua H e seguir até a rua D, para convergir à esquerda e retornar à Euclides Figueiredo. Já no sentido contrário, Socorro/Aracaju, os veículos precisam acessar a rua José de Melo, devendo, na sequência, seguir pela rua Efrem Fernandes, chegando à avenida Benjamin Constant e, depois, na rua G, retornar à Euclides Figueiredo.