Prefeitura realiza segunda Oficina de Porteiro em parceria com a Unirb

Formação para o Trabalho
20/09/2019 10h11

Atendendo aos anseios da comunidade, a Prefeitura de Aracaju ampliou a oferta de cursos e oficinas de capacitação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), visando a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho. Uma das novas oficinas é a de Porteiro, com carga horária de 8h, realizada a partir da parceria firmada entre a Fundação e a Faculdade Regional da Bahia – Unirb.

A qualificação neste segmento tem atraído cada vez mais interessados em virtude da profissão ser fundamental em muitos estabelecimentos, o que viabiliza as oportunidades de trabalho na área. Além disso, há aqueles que buscaram aprimorar a função de porteiro que já desenvolvem, por meio da oficina.

Em menos de um mês, a Fundat ofertou duas turmas da oficina de porteiro e cerca de 140 alunos foram capacitados. A primeira turma da oficina foi capacitada no final do mês de agosto e no inicio de setembro foi a vez de quase 70 cidadãos receberem a certificação de 4 horas, na segunda edição da oficina.

A última capacitação realizada pela Prefeitura para quem deseja trabalhar como “guardião do portão” teve a mediação da superintendente da instituição, Patrícia Medeiros. A professora dividiu o conteúdo da oficina em quatro eixos.

“Fiz uma introdução para que eles conhecessem melhor a atribuição do cargo que eles escolheram se capacitar, depois falei sobre as responsabilidades, a diferença entre eficiência e eficácia, proatividade, a importância do trabalho em equipe e a questão da segurança que é primordial para a função que eles escolheram”, explica Patrícia.

Nova função

Segundo o aluno Glaudson Ramos, as explicações da professora foram amplas e abordaram o papel social do porteiro. “A oficina mostrou o que devemos aprender sobre a questão da portaria, que o profissional não é só aquele rapaz ou moça que tem que ficar na portaria”. Assim como Glaudson, a aracajuana Wiliane Pereira, 26, também aprovou a oficina. “O que a professora passou foi necessário para nos deixar preparados para assumir a profissão”, afirma a aluna.

A satisfação de Glaudson Ramos e Wiliane Pereira se repetia em vários cidadãos que participaram da oficina. Após o recebimento do certificado, muitos foram agradecer a professora Patrícia Medeiros pelo conhecimento partilhado.