Prefeitura capacita profissionais da Saúde para prevenção de câncer de boca

Saúde
20/09/2019 16h26

Com o objetivo de proporcionar aos cirurgiões-dentistas um olhar mais amplo e completo da saúde bucal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta sexta-feira, 20, mais uma rodada de capacitação desses profissionais, no auditório da SMS.

A palestrante e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Melka Coelho Sá, ressalta que o profissional deve estar atualizado e motivado para desenvolver estratégias inovadoras diferenciadas para a educação em saúde bucal, com enfoque do autoexame e empoderamento dos usuários.

"O conhecimento dos usuários é extremamente importante para o diagnóstico na fase inicial da lesão. Para um bom autoexame é preciso primeiro que o paciente conheça a normalidade das estruturas em sua boca e a avaliação pode ser feita rapidamente durante a higiene bucal afastando bochechas, lábios e língua para identificar alguma alteração", revela.

Para Melka, atitudes simples podem colaborar com o não avanço da doença. "É de suma importância a consulta com o cirurgião-dentista pelo menos duas vezes ao ano. Esse profissional, além das atividades educativas e de prevenção da cárie e doenças da gengiva, faz o exame de prevenção da doença. Se detectado algo diferente, de acordo com o cirurgião, o aconselhável é buscar o atendimento médico o mais rápido possível. Assim, o avanço da doença pode ser contido logo no início", reforçou.

Segundo a coordenadora do programa de Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana, a valorização do profissional é um ponto vital na qualidade do atendimento. "Estamos atualizando os servidores e é importante desenvolver o diagnóstico precoce do câncer bucal, que segundo o Instituto Nacional de Câncer [INCA] ocupa o 4º lugar em incidência em homens a partir dos 40 anos. A maioria dos casos de câncer são diagnosticados tardiamente o que compromete o prognóstico e pode ocasionar cirurgias complexas ou severas mutilações, levando até ao óbito”, explicou.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda Albuquerque Cabral, esse foi um momento de enriquecer o conhecimento. "É extremamente válida esta atualização. Por estarmos tão focados na rotina do nosso trabalho é que precisamos adquirir novos conhecimentos, ou mesmo rememorar o que aprendemos na faculdade. Assim, poderemos não apenas cuidar, mas também orientar os nossos pacientes", reconheceu.