Prefeitura orienta e conscientiza servidores sobre formas de prevenção do suicídio

Planejamento e Orçamento
20/09/2019 16h10

De forma didática e contextualizada, o médico psiquiatra Antônio Souza Lima Júnior, que integra o corpo técnico da Perícia Médica da Prefeitura de Aracaju, ministrou uma palestra a dezenas de servidores, nesta sexta-feira, 20, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede do Executivo Municipal. O evento, que integra uma das premissas do Planejamento Estratégico da atual gestão, integra a série de ações de conscientização que a Prefeitura vem realizando ao longo deste mês, a partir da campanha Setembro Amarelo.

De acordo com o palestrante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que, entre 2020 e 2025, a saúde mental poderá ser a principal causa de afastamento de trabalhadores. "Então, a gente está na iminência de ter o transtorno mental como principal causa de afastamento e de doença que impede o servidor de realizar suas tarefas profissionais. Neste sentido, a minha observação é que, de fato, eu vim compor esse momento tão especial, e espero poder ajudar de alguma forma a mudar essa realidade", pontuou.

Antônio Júnior também destacou os setores da Educação, Saúde e Segurança como os que mais apresentam incidência de servidores em busca de orientação profissional no campo da psiquiatria. Ele atribui isso a exaustiva rotina diária que profissionais dessas áreas enfrentam, o que tem contribuído, inclusive, com a ampliação do Código Internacional de Doenças (CID) da Psiquiatria. "O trabalho é algo que provoca satisfação, conforto social e sensação de utilidade nas pessoas, e o stress com suas condições já tem superado, por exemplo, as doenças ortopédicas que sempre foi destaque, mas está prestes a ocupar a segunda posição de maior causadora de afastamentos de trabalhadores".

O psiquiatra falou ainda que, desde que passou a compor o quadro da Perícia Médica da Prefeitura de Aracaju, a sua experiência tem sido "observar quantos servidores tem adoecido, inclusive, no tocante à situação de ideação suicida, de desejo de abandonar o emprego, as suas rotinas, a família, e isso é uma coisa relevante, porque são trabalhadores que rendiam, que produziam, eram bons no que faziam e a sensação de esperança, de menos valia tem sido uma constante", lamentou.

Para a assistente de Gabinete da Seplog, Andréa Costa Vieira, a discussão do tema no ambiente de trabalho, especialmente para os servidores municipais, é muito importante e deve ser constante. "Não apenas no mês de setembro, mas em todo o tempo. Enquanto servidores públicos, que trabalhamos com variados perfis sociais, devemos estar inteirados do assunto, inclusive, para que estejamos sempre atentos aos sinais relacionados à depressão. É interessante que os gestores, em geral, promovam ações como a de hoje para que todos os setores da Prefeitura tenham um ambiente cada vez mais saudável", destacou.

Já a coordenadora de Programas e Benefícios Socioassistenciais, da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas), Selma França, disse que a palestra serviu para que as pessoas estejam atentas ao que está acontecendo em seu cotidiano, se lhes é saudável. "O que o palestrante fez hoje foi um ato de orientação e prevenção daquilo que nos acontece de forma rotineira, e que tira o nosso equilíbrio, seja no ambiente de trabalho ou em casa. Ele nos chamou a atenção para que, além de nos preocuparmos estarmos bem, possamos nos atentar àqueles que estão ao nosso redor", salientou.

O evento
A Palestra "Ideação Suicida e Esgotamento Bournout" foi organizada e realizada pela Perícia Médica, vinculada à Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoal (CGGP) da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). De acordo com a assistente social, Doraide Alcântara, que esteve à frente do evento.
 
"A nossa Perícia é uma equipe multidisciplinar, composta de médicos, psicóloga, psiquiatra, nutricionista e assistente social, todos esses profissionais voltados a cuidar do bem estar de cada servidor que compõe esta Prefeitura. A nossa proposta, hoje, foi discutir com os nossos servidores sobre uma que, por vezes, passa sem que percebamos o mal que pode nos causar, o suicídio".

Corroborando com Doraide, o secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira dos Santos, comemorou o sucesso da palestra e disse que "este é o momento exato para discutir o tema, haja vista a grande demanda e constância de atendimentos que a nossa Perícia vem realizando, independente de ser o mês de setembro. E nós, enquanto gestores, seres humanos, devemos colocar sempre em pauta esses assuntos junto aos nossos servidores, pois eles são a força motriz desta instituição".