Prêmio Pipiri destaca trabalho dos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência

Assistência Social e Cidadania
21/09/2019 01h15

Nesta sexta-feira, 20, pessoas que têm lutado pela promoção e pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência na capital foram homenageadas com a entrega do Troféu Pipiri – Gente que Faz a Diferença. Em sua nona edição, o evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju.

A solenidade aconteceu na Sociedade Semear, no bairro são José, e contou com o apoio de diversas entidades que atuam no atendimento às pessoas com deficiência. A programação do evento contou com apresentaçãoo do Coral Terceira Visão da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise).

O secretário municipal da Assistência Social de Aracaju, Antônio Bittencourt, foi um dos homenageados na cerimônia por sua passagem pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, onde atuou na promoção de uma série de ações e projetos que tiveram como objetivo defender os direitos humanos essenciais, estabelecidos pela Constituição Brasileira e, durante sua gestão, buscou fortalecer a missão social dos Conselhos Estaduais, sendo um deles o da Pessoa com Deficiência. Também foi peça importante para implantação da Central de Intérprete de Sergipe.

À frente da Secretaria da Assistência Social de Aracaju, vem intensificando as ações da Coordenadoria de Promoção de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e dando maior apoio e visibilidade ao CMDPcD. De acordo com ele, a realização do prêmio Pipiri é um momento que representa muito mais que uma homenagem às pessoas que lutam pela garantia da acessibilidade e inclusão, é também um momento para refletirmos sobre o quanto a sociedade ainda precisa avançar.

“Fiquei muito feliz em receber esse troféu como reconhecimento pelo meu trabalho, foi um gesto de carinho dos amigos. A premiação homenageia as pessoas que lutam pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, seja na trajetória política, figuras representativas, instituições governamentais e do terceiro setor e do próprio cidadão comum que de alguma forma contribui para a promoção e garantia dos direitos desse público. Ações como essa são fundamentais para dar visibilidade às pessoas com deficiência em favor da luta pela inclusão, acessibilidade e contra a discriminação para que todo obstáculo seja vencido para que exerçam plenamente a sua cidadania”, ressaltou.

Para o vice-presidente da Adevise e presidente do CMDPcD de Aracaju, Roque Hudson Fonseca, reconhecido por sua militância nas causas sociais em prol de benefícios e lutas pelas pessoas menos favorecidas dando ênfase, especialmente, à luta pelos direitos das pessoas com deficiência, o Prêmio Pipiri representa o reconhecimento da luta dessas pessoas pela efetivação das políticas públicas.

“Fazemos essa homenagem todos os anos para reconhecer, de alguma forma, cada cidadão que luta pelos nossos direitos, seja ele deficiente ou não. É aquele cidadão que sai às ruas para buscar pela promoção de políticas públicas, pelo respeito, dignidade, acessibilidade, pela inclusão social como um todo. Eventos como esse que acontecem na Semana da Acessibilidade serve para que a sociedade reflita que nós também somos cidadãos e que os nossos direitos devem ser cumpridos”, disse.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Emerson Albuquerque Resende, também foi um dos homenageados da noite. Em seu cargo, ele atua em diversas áreas, a exemplo da inclusão social da pessoa com deficiência no trabalho e já destinou diversos recursos de multas para o fortalecimento da rede de inclusão da pessoa com deficiência. “É uma honra muito grande receber esse troféu como forma de reconhecimento de todo o trabalho que o Ministério Público de Sergipe fez e continua fazendo para a inclusão da Pessoa com Deficiência, esse troféu representa muito para nós que lutamos dia a dia para garantir os direitos desse público”, contou.

Homenageados

Ao total, 11 pessoas foram homenageadas com o Troféu Pipiri, entre eles, Alynne da Exaltação França Oliveira, ldo Pereira Santos, diretor administrativo da Adevise; Ana Maria dos Santos, cozinheira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Edjane Santos Oliveira (em memória), atuava como voluntária no Instituto Pedagógico de Apoio a Educação do Surdo em Sergipe (Ipaese); Ellana Cássia Araújo Dantas de Almeida, engenheira civil na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).


Também receberam o prêmio Hugo Alesse Deda Góis Freire, deficiente auditivo, arquiteto e urbanista na Emurb; Jefferson Raygon Lopes Gonçalves, autista severo assistido pelo Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência (Centro Dia); João Edenilton Santos de Araújo, assistido pelo Centro de Integração Raio do Sol (Ciras); Martha Regina Santana de Oliveira, assistente social no Ciras. Antônio Bittencourt Junior, secretário municipal da Assistência Social de Aracaju; Railton Corrêa Gomes Júnior, presidente da Adevise.