Gestantes elogiam ação promovida pela Prefeitura no bairro Santa Maria

Saúde
21/09/2019 13h08

Na manhã deste sábado, 21, a Prefeitura de Aracaju deu início ao Projeto Gestante e Bebê: Vagas Sempre. Intitulada ConVIDA Gestante, a ação buscou oferecer à comunidade do bairro Santa Maria uma série de serviços essenciais na fase da gravidez.

O evento, realizado na unidade básica de Saúde (UBS) Celso Daniel, acolheu dezenas de mulheres, as quais receberam os primeiros encaminhamentos ou mesmo atualizaram o pré-natal com consultas médicas, vacinas indicadas para o período e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O casal Lidiane Freitas, de 27 anos, e Givanildo Firmino, 28, são pais de primeira viagem e disseram ter sido muito bem recebidos pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). “Participei da aula de dança, depois tive minha primeira consulta, já que estou no primeiro mês de gravidez, e aqui mesmo já vou tomar minhas primeiras vacinas. Tudo num lugar só”, elogiou a mãe.

Josefa Valdilene, 29, e Willams da Conceição, 30, estão na quarta gravidez e afirmaram que essa ação da Prefeitura faz a diferença. “A gente às vezes não consegue marcar uma consulta ou perde alguma data importante pra esse período e aqui a gente pode colocar tudo em dia”, elogiou Josefa. “Além disso eu gostei de envolverem os pais, porque muitos precisam participar e cuidar mais, das mães e dos bebês”, complementou Willams.

O projeto

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, a mulher deve ter, no mínimo, sete consultas durante o período gestacional, mas a gestão municipal quer garantir muito mais que isso.

“Queremos a assistência completa a essa mulher durante a gestação e, após o parto, o acompanhamento completo dessa criança até os dois anos de idade, no mínimo. Por isso criamos o projeto Vagas Sempre, que irá atuar principalmente nas UBS inseridas nas comunidades onde há indicadores baixos de atendimentos”, explicou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Essa mobilização também foi elogiada pelo vereador Jason Neto, durante a visita que fez à UBS Celso Daniel. “A gente recebe algumas reclamações sobre a demora de marcações de consultas e exames, e por isso quis ver de perto essa ação da Prefeitura. A gestão está de parabéns, pois está buscando resolver esses problemas e agilizar os atendimentos a essas mulheres. Cuidar das gestantes da nossa cidade é uma das prioridades que devemos ter”, declarou o parlamentar.

A prática

A coordenadora da Área Programática e Estratégica (APE), que engloba os Programas de Saúde da Mulher e da Criança, Kamila Fialho, explica que a atuação SMS tem como foco a prevenção, promoção, o diagnóstico de doenças, além da garantia de acesso ao pré-natal de qualidade.

“Queremos ampliar o acesso e a visibilidade das gestantes do território que estejam com número baixo de consultas quando comparada à média Municipal que é 61,98%. O Santa Maria está com 41,2% e por isso esta comunidade foi escolhida. As próximas também seguirão o mesmo critério”, explicou.

E segundo a técnica da SMS, Cristiane Ludmila, durante essas ações, a gestão buscará promover um acolhimento diferenciado, possibilitando assim que os encaminhamentos futuros sejam realizados de maneira mais eficaz.

“Assim que for confirmada a gravidez, através do teste rápido na unidade, os profissionais não podem perder essa mulher de vista, devendo agilizar a consulta e os exames de pré-natal da gestante e seu parceiro. Essa diretriz já foi conversada com todos os gerentes e a ordem de prioridade está estabelecida”, reforçou.