No Ponto Novo, Prefeitura reúne idosos para debate sobre atividades físicas e aula de pilates

Saúde
24/09/2019 16h33

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju reuniu o Grupo de Convivência 'Saindo da Rotina', da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marx de Carvalho, no bairro Ponto Novo, formado de pessoas que vivem com hipertensão arterial e diabetes, para uma discussão sobre a importância da atividade física para pacientes com doenças crônicas.

“A atividade física é o fator comum da nossa vida. Como o corpo precisa do alimento assim também necessita dos exercícios físicos, não só para nos proporcionar a saúde e nos prevenir de doenças, mas também fazer com que doenças já estabelecidas como hipertensão, diabetes, câncer e vários tipos de reumatismo sejam minoradas através da atividade física. Está provado cientificamente que o diabético que faz atividade física tem a redução dos níveis glicêmicos, podendo diminuir a quantidade de medicação e, também, até suspender”, destaca a médica da UBS, Élida Caetano, paletrante do evento.

Além de destacar os benefícios da prática da atividade física, Élida alerta, ainda, que os diabéticos devem tomar alguns cuidados, como se alimentar antes dos exercícios físicos. “A atividade física é um fator de prevenção de todos os tipos de câncer, principalmente o de mama. Já foi provado cientificamente que evita em 90% a chance de a mulher, que faz exercícios físicos, ter o câncer de mama. Então, a atividade física é o tratamento mais eficaz para tudo, até para quem faz o tratamento de quimioterapia. Em Aracaju, mesmo quem não tem condições financeiras de pagar uma academia, existem ruas, calçadões, parques e praças em que todos podem fazer atividades físicas”, ressaltou.
 
Após a reunião, houve uma aula de pilates de solo com a professora voluntária Naise Fontes Amaral.
 
O Projeto
 
Na UBS Marx de Carvalho foi criado um projeto de atividades complementares voltado para atividades físicas com apoio dos professores voluntários da comunidade. Todas as tardes são ofertadas sessões de reiki para os idosos e para outros usuários que queiram participar.

"Nas terças-feiras, às 9h, tem aula de dança, às 10h, tem yoga e às 16h tem pilates, este último, duas vezes na semana, às terças e quintas-feiras, às 16 horas”, informou a assistente social da unidade, Mary Nadja Aragão.