Prefeitura orienta equipe do Cras Risoleta Neves sobre boas práticas de manipulação de alimentos

Assistência Social e Cidadania
24/09/2019 17h07

Incentivar o consumo de alimentos saudáveis na infância é fundamental para que as crianças cresçam fortes e evitem problemas de saúde. A boa alimentação não está ligada apenas ao consumo de frutas, verduras e legumes, mas principalmente no modo de preparo desses alimentos.

Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Assistência Social, orientou, nesta terça-feira, 24, equipes do Centro de Referência da Assistência Social Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova, sobre manipulação de alimentos com sugestões de cardápio para crianças de zero a três anos de idade.

“Entendemos que as crianças precisam de uma alimentação adaptada e a nossa equipe tinha algumas dúvidas sobre o armazenamento até o modo de preparo desses alimentos. Recebemos orientações não só sobre isso, mas também sobre a qualidade do alimento, maneira correta de higienização e novas opções de cardápios saudáveis. Aqui no Cras existem bebês que começaram a fazer introdução alimentar e temos a preocupação de ofertar um bom alimento para eles e adaptar essa alimentação em toda a sua família levando em consideração a condição socioeconômica de cada um. O resultado foi muito bom, todos trouxeram questionamentos e puderam sanar as dúvidas”, explicou o coordenador do Cras Risoleta Neves, Reginaldo Vieira.

De acordo com a nutricionista e gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social, Leila Gomes, a alimentação oferecida no Cras é diversificada e a equipe consegue oferecer uma alimentação com qualidade para as crianças introduzindo frutas e montando um cardápio diversificado.

“Foi um pedido do coordenador do Cras para que viéssemos orientar a equipe que trabalha diretamente com as crianças sobre todo o processo de manipulação do alimento, desde o recebimento até o consumo dos usuários. Explicamos que eles devem analisar o estado de conservação do alimento, maneiras corretas de higienização e armazenamento. Falamos também sobre a alimentação de bebês e crianças de zero a três anos, uma fase que precisa ter muita atenção porque é uma idade na qual começa a se fazer a introdução alimentar e devido a isso, os orientamos sobre a preparação de papinhas saudáveis. É na infância que deve começar o hábito de consumir alimentos saudáveis. Foi um dia muito produtivo, uma troca grande de experiências”, contou.

Com muitos questionamentos, a cozinheira do Cras, Crislaine Soares, recebeu orientações da nutricionista e aprendeu a cuidar melhor dos alimentos. “Já trabalho há muito tempo com comida e aqui no Cras sou a responsável por preparar o lanche deles. Recebi orientações muitos boas sobre assuntos que eu não tinha o conhecimento, como manipulação correta, armazenamento, modo de preparo, entre outros temas. Aprendi muitas coisas, achei maravilhoso”, disse.