Prefeitura discute prevenção do suicídio em Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil

Agência Aracaju de Notícias
24/09/2019 16h16

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 24, a primeira edição do Concerto pela Vida, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III Infanto Juvenil Vida, no bairro Suíssa. O evento integra as ações do Setembro Amarelo desenvolvidas pela gestão municipal e contou com uma apresentação musical feita por alunos da Escola de Artes Valdice Teles e palestras das das psiquiatras Norma de Oliveira, presidente da Associação de Psiquiatria de Sergipe, e Ana Salmeron, psiquiatra infanto juvenil e uma das fundadoras do Caps Vida.

Educadora física do Caps, Madalena Gama idealizou o Concerto e explica que o evento objetivou à transformação de vidas por meio da música, abordando a prevenção do suicídio. “O poder que a música tem de transformar vidas é grande. Pensando nessa transformação, já que aqui tem muitas vidas a serem cuidadas e aproveitando a proposta do Setembro Amarelo de valorizar a vida, nós criamos o Concerto pela Vida. Todos juntos, os profissionais, os usuários, os convidados, nos unimos e cantamos ao som do coração algo que traduza a importância que é cada um estar aqui, vivo”, pontuou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem acontecido com uma média de 800 mil pessoas por ano. “Estamos chamando a atenção para a questão do suicídio como uma epidemia que está acontecendo na sociedade atual. Inclusive, a OMS já considera uma epidemia silenciosa. Queremos destacar principalmente a questão de que a cada 100 suicídios, 97% das pessoas sofriam transtornos mentais. É necessário cuidar de forma preventiva”, explicou a psiquiatra Norma Oliveira, que durante a palestra também abordou alguns sinais que indicam estado de sofrimento que pode levar o indivíduo a se suicidar.

A psiquiatra infanto juvenil Ana Salmeron falou sobre a importância de ações preventivas, que são reforçadas neste mês. “Neste mês nós intensificamos a questão da prevenção do suicídio e, a cada dia, a gente percebe que as discussões vão aumentando e nós estamos percebendo os riscos que as pessoas estão, isso aumenta nossa preocupação. Que possamos fazer mais ações em questão de prevenção. Estamos trabalhando a questão do sofrimento das pessoas para que elas enxerguem outras possibilidades”, disse a psiquiatra infantil, ressaltando o poder de ações que ajudem a integrar pessoas.

O percussionista Edson Pikeno foi um dos regentes do Concerto, junto com a violonista Eliana Argollo. Para ele, levar a música para mobilizar uma campanha como o Setembro Amarelo é uma grande oportunidade de ajudar a transformar e salvar vidas. “Para nós é uma honra receber um convite como esse e estar ajudando. A música transforma vidas, ela mexe demais com o emocional de quem a ouve e sempre foi o caminho de transformar, quando a pessoa se envolve verdadeiramente, aí é que muda coisas que a pessoa jamais imaginava. A música aproxima a todos”, afirmou sorridente o músico.