Aracaju participa do Encontro Nacional das Rondas, Patrulhas e Guardiãs Maria da Penha

Guarda Municipal
25/09/2019 16h04

A Prefeitura de Aracaju participou do I Encontro Nacional das Rondas, Patrulhas e Guardiãs Maria da Penha , realizado entre segunda e esta quarta-feira, dias 23 a 25, na cidade de Salvador (BA). O Município esteve representado pelos integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, que faz parte da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). O evento foi promovido pelo Governo da Bahia e pelo Instituto Avon, com a parceria do Governo Federal.

Além da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), participaram do evento integrantes da Polícia Militar de Sergipe e instituições de Segurança Pública de mais 15 estados, a exemplo do Paraná, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro. O principal objetivo do encontro foi alinhar ações para o enfrentamento à violência contra a mulher, com uma atuação especializada e embasada na Lei nº11.340, conhecida como Lei Maria da Penha.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, afirma ser satisfatório, depois de quase um ano de preparação para a criação da Patrulha, no âmbito da Guarda Municipal de Aracaju, constatar que ela foi inaugurada com sucesso e tem obtido excelentes resultados enquanto projeto piloto.

"As ações proporcionam segurança para muitas mulheres, tendo o projeto passado, inclusive, por ampliação. Nós entendemos que a Prefeitura de Aracaju está fazendo a sua parte na redução dessa violência, que é abominável, sendo uma mancha na sociedade brasileira. Precisamos entender que, enquanto houver violência contra a mulher nós não evoluiremos enquanto sociedade. Portanto é uma grata satisfação participar desse combate, dessa luta, que é de todos nós", considerou o secretário.

A programação do evento contemplou painéis de ideias criativas, mesas redondas e a criação de protocolos de atendimento. "O evento foi de grande importância para nós que compomos a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Aracaju. Temos visto e aprendido muito acerca dos protocolos e construção de minutas de atendimento a mulheres vítimas de violência. Partindo desde a chegada da mulher, que é encaminhada pelo órgão judiciário, até a atuação em rede no atendimento dessa mulher. Foi uma experiência muito boa, estamos participando de discussões muito pertinentes, com uma grande troca de experiências, além da apresentação de inovações", destaca a guarda municipal D. Oliveira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, em Aracaju.

Ao ressaltar que o encontro prevê a criação de uma proposta de minuta coletiva com normas nacionais de implantação da Patrulha Maria da Penha, o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, destacou que o intercâmbio de experiências agrega conhecimento e auxilia no aprimoramento do serviço.

"Um dos pontos mais positivos nesses encontros é a interação e a troca de experiências que ocorrem entre os participantes. Precisamos sempre melhorar a qualidade do serviço ofertado à população, em especial às mulheres vítimas de violência doméstica. Entender como o trabalho é realizado em outras partes do país, ver os casos de sucesso e adaptá-los à nossa realidade fará toda a diferença para o sucesso do programa aqui em Aracaju", explicou.