Prefeitura fortalece destino Aracaju na maior feira de turismo da América Latina

Cultura e Turismo
26/09/2019 07h10

Por oferecer à população local e aos visitantes uma cidade organizada, com atrativos e uma infraestrutura turística apta a receber turistas de todo o mundo, a Prefeitura de Aracaju tem investido na promoção do destino, também, por meio da participação institucional em feiras de turismo, com a 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina, iniciada nesta quarta-feira, 25.

Neste ano, diferente de participações anteriores, a gestão municipal ampliou a presença no evento e liderou o processo de contratação de um amplo estande de 80 metros quadrados com os municípios de Barra dos Coqueiros, Canindé do São Francisco, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e Tobias Barreto.  

Para consolidar essa participação conjunta dos cinco destinos, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Magalhães, reuniu-se diversas vezes com os gestores desses municípios e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (ABAV/SE), João Ávila, de forma a ajustar a contratação, projeto e montagem de um estande cujo slogan é “Vem Sentir Sergipe”.

No estande de Aracaju, folheteria com informações sobre os atrativos da capital sergipana, incluindo a divulgação da 37ª Corrida Cidade de Aracaju como parte das comemorações do aniversário da cidade, uma celebração que promove o esporte, a saúde e o turismo.

O público que visita o estande podem artigos da gastronomia regional como amendoim cozido, castanha de caju torrada e brindes, como copo e sacolas personalizadas da campanha Venha Sentir Aracaju.

Para encantar e atrair os olhares, os municípios sergipanos que estão expondo no evento proporcionaram um momento diferenciado, com o característico forró pé de serra, puxado pelo toque da zabumba, acompanhada do triângulo e de uma sanfona afinada.

Pelo estande da Prefeitura passou, dentre outros, o sergipano Otávio Leite, atualmente secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro. Durante a pauta com o colega secretário Marlysson Magalhães, Otávio ‘matou’ a saudade da terra e degustou amendoim cozido e castanha de caju torrada.

Termo de Fomento

Como resultado prático do primeiro de participação de Aracaju na maior feira de negócios turísticos da América Latina, a Prefeitura firmou um de Termo de Fomento, junto ao Governo do Estado de Sergipe, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe (ABIH/SE) e a CVC Corp, com o objetivo de aumentar as vendas do destino Aracaju e Sergipe nas lojas da operadora por meio de marketing compartilhado.

“Com essa parceria, iremos dar um grande impulso para o setor do turismo e, consequentemente, para a economia sergipana”, destacou o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho.

A CVC é considerada a maior operadora de turismo do Brasil, com cerca de oito mil agências “vendendo” destinos turísticos. “E a partir do convênio firmado hoje passará a intensificar a oferta de pacotes de Aracaju e Sergipe aos seus clientes”, destaca o diretor da CVC Corp, Cleyton Armelin.

“Pra gente é muito importante celebrar este convênio porque Aracaju está em 12º lugar em vendas na CVC, isso representa um acréscimo de 10%, que é muito representativo, e um convênio como este que acabamos de assinar, vem à fortalecer o destino Aracaju e  Sergipe”, completou Armelin.

O primeiro dia de feira foi encerrado com uma capacitação para agentes de viagens do sudeste. Durante pouco mais de uma hora, a servidora Kate Salomão apresentou os diversos atrativos de Aracaju, fazendo uma explanação detalhada sobre cada roteiro, da zona norte a zona sul.

A 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo segue até a próxima sexta-feira, 27, com o estande de Aracaju e demais municípios parceiros mantendo o trabalho de recepção de visitantes, divulgação de atrativos e capacitações para que os profissionais do turismo conheçam melhor Aracaju e Sergipe.

“Continuaremos nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, o trabalho de divulgação iniciado na quarta (25), dia de muita alegria, com um grande público interessado em conhecer Aracaju, gente curiosa com nossa gastronomia, nossa folheteria, nosso forró, a maneira gentil como nos aproximamos, tudo isso prova que somos um destino competitivo e o prefeito acerta nos investimentos que melhoram a cidade e busca o diálogo com parceiros que atuam no setor”, finalizou o secretário Marlysson Magalhães.