Escola de Governo da Prefeitura de Aracaju estimula inovação, motiva e capacita servidores

Planejamento e Orçamento
26/09/2019 14h49

Um dos grandes desafios impostos aos entes públicos no cenário de crise é qualificar a natureza dos gastos públicos. Para isso, um dos elementos fundamentais é capacitar e motivar os servidores a compreenderem e incorporarem às suas rotinas novas metodologias, tecnologias e fluxos de trabalho. Esse é um dos eixos do Planejamento Estratégico posto em prática na Prefeitura de Aracaju a partir da atuação da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

De janeiro a agosto deste ano, a Esgap realizou 21 cursos, com 26 turmas e 553 servidores participantes, além de 11 palestras, com a participação de 375 servidores participantes. O total de servidores beneficiados pelas ações da Escola de Governo, nesse período, é de 1.262. “No acumulado de agosto de 2017 até o primeiro semestre de 2019, 3.996 servidores foram beneficiados com as ações de capacitação, o que representa 79% da meta projetada para dezembro de 2020”, explica o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg.

Além da atividade central de capacitação, a Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura de Aracaju consolidou, no primeiro semestre deste ano, a parceria com as instituições de ensino superior, que realizaram vestibular para cinco servidores da Prefeitura de Aracaju e matricularam outros seis servidores em pós-graduação.

“O estímulo à capacitação, seja através dos cursos que oferecemos em nossa própria estrutura, seja através de instituições de ensino parceiras, visam a oferecer um ambiente de motivação que reputamos como algo extremamente importante na administração pública e, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, compõe um dos eixos do Planejamento Estratégico”, afirmou o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira.

Cultura de Inovação


O eixo ao qual o secretário se refere prevê “Garantir a excelência na prestação dos serviços públicos e gestão orientada para resultados e para a inovação”.  Na perseguição desse princípio, o prefeito Edvaldo Nogueira premiou, com apoio de patrocinadores (Banese Corretora, Banco do Brasil e Unit), os servidores participantes do 1º Concurso de Criatividade e Inovação, realizado pela administração municipal. Um feito inédito e que incorpora à gestão a cultura de inovação.

Os três melhores projetos foram escolhidos mediante análise de uma comissão de técnicos atuantes nas mais variadas esferas de gestão, que avaliaram a partir de critérios como sustentabilidade, replicabilidade e viabilidade financeira. Finalizado o certame, os 36 projetos inscritos compõem, agora, um banco de projetos da gestão e, por determinação do prefeito, passam pela análise dos respectivos secretários para a sua aplicação imediata nas mais diversas áreas. Isto consolida a atuação da Esgap como um centro de difusão de criatividade e inovação no setor público.