Prefeitura de Aracaju mantém atuação preventiva durante período de maré alta

Defesa Social e Cidadania
27/09/2019 09h18

A segunda maior maré do ano é esperada a partir desta sexta-feira, 27, e segue em nível elevado até a segunda-feira, dia 30. O fenômeno natural deve alcançar uma variação de 2.2m até 2.4m, o que poderá gerar impacto nas regiões mais baixas da cidade. Para minimizar possíveis transtornos, a Prefeitura de Aracaju mantém intensificadas as ações preventivas e orienta a população.

Os picos das marés estão previstos para esta sexta-feira (2.2m, às 15h21); sábado, dia 28 (2.3m às 3h36 e 16h02); domingo, dia 29 (2.4m às 4h17 e 2.4m às 16h41); e segunda-feira, 30 (2.3m às 4h58 e 2.2m às 17h19); estarão acima da média.

Entre as medidas adotadas pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, ao longo da semana, estão os trabalhos de mapeamento e monitoramento das áreas mais vulneráveis. Também foram realizadas visitas às áreas com histórico de inundação para orientar os moradores e comerciantes, de maneira que possa se precaver. A ação foi realizada no bairro São José eBugio, loteamento Nova Liberdade e Japãozinho, na Ponta da Asa.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que o trabalho preventivo é realizado para minimizar o impacto da maré alta, nas regiões mais vulneráveis. “Este é um fenômeno que, historicamente, atinge localidades mais baixas. A Prefeitura não mede esforços para implementar as ações que possam reduzir esses impactos. Durante toda a semana buscamos orientar a população, para que não seja surpreendida com a situação e possa adotar medidas preventivas. Estamos em atenção e trabalhando de maneira integrada para minimizar os transtornos”, reforçou Luís Fernando.

O autônomo Marcelo da Cruz Santos, mora no loteamento Nova Liberdade desde que nasceu. Ele presenciou a atuação da Defesa Civil e considerou as orientações como um importante recurso para a comunidade. “A ação desenvolvida pela Defesa Civil, para mim, está ótima. Essa questão da maré é da natureza, não temos controle sobre isso. É bom que tenhamos esse aviso para que as pessoas fiquem em alerta e observem a situação evitando perder móveis. Vocês estão fazendo um bom trabalho, avisando na localidade que deve se mobilizar, inclusive, para não jogar lixo dentro do canal, porque se jogar o lixo o impacto pode ser pior para todos”, considerou Marcelo.

De acordo com o coordenador Técnico e Operacional da Defesa Civil de Aracaju, tanto para a realização das visitas às regiões, quanto para acionamento do alerta por SMS, emitido na manhã da quinta-feira, 26, foram consideradas as regiões mapeadas por risco de inundação.

“Essa região foi contemplada, em específico, pois no mês de março, quando a maré atingiu 2.4m, houve inundação e recebemos solicitações através do 199. Nessa ocasião foi constatado o impacto da elevação do nível das marés, por isso, viemos informar que haverá um fenômeno semelhante”, reforçou.

Nessa ocasião, Ana Angélica, moradora da localidade há nove anos, considera a ação positiva. “A iniciativa aqui é muito boa, porque geralmente as pessoas são pegas de surpresa, especialmente pois costuma acontecer durante a madrugada. Agora é possível se precaver”, indicou.

A artesã Bianca Ribeiro Barros também avalia os resultados positivos que a ação pode alcançar. “Se não fosse essa visita de casa em casa poderíamos ser pegos desprevenidos. Agora já estamos informados sobre o que pode acontecer. Adorei a ação”, concluiu.

Os trabalhos preventivos da Prefeitura de Aracaju são desenvolvidos de maneira integrada, e envolvem desde a limpeza de bueiros e bocas de lobo, pela Emurb, até a limpeza do canal da Anísio Azevedo, assim como da saída desse canal em direção ao rio Sergipe, pela Emsurb.

“Essa medida facilitará a velocidade com a qual a maré irá escoar, no momento da vazão. É importante reforçar para as pessoas que vão trafegar na região da praça da Imprensa que tomem cuidado com a velocidade do carro, para não serem surpreendidas com a região alagada e para não causar ou sofrer algum tipo de acidente. Não temos como controlar um fenômeno da natureza, mas temos capacidade de orientar e colocar a estrutura da Prefeitura para trabalhar preventivamente, como vem sendo feito nessa administração”, declarou o secretário Luís Fernando Almeida.

As equipes de Defesa Civil estarão em atenção para as demandas que possam surgir. O órgão pode ser acionado 24h por dia, através do número emergencial 199.