Prefeitura realiza rodas de conversa sobre segurança com servidores da Saúde

Guarda Municipal
27/09/2019 10h20

Uma das metas prioritárias do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju é garantir ambientes seguros para as pessoas e contribuir para o enfrentamento à violência. Uma das ações desenvolvidas nessa direção acaba de ser implementada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), em parceria com a pasta da Saúde, e consiste na realização de oficinas e rodas de conversa sobre segurança com servidores das unidades básicas de saúde da capital.
 
“Essa é mais uma ação prevista no nosso planejamento estratégico, que é uma diretriz adotada pela Prefeitura de Aracaju e norteia as principais ações que devem ser adotadas dentro da administração pública para que possamos atingir até o fim da gestão os objetivos traçados. Tudo é planejado e executado de modo a buscar a melhoria da qualidade do serviço e da qualidade da atenção não só para os munícipes , mas também para os trabalhadores da Prefeitura”, explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.
 
A iniciativa vem sendo realizada desde o último dia 20 de setembro e é conduzida por integrantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). De acordo com o técnico de controle social da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Cláudio Soares, essa parceria tem sido muito proveitosa. “A Secretaria da Saúde e a Guarda Municipal fazem parte, junto com outras secretarias do programa Aracaju Segura que tem como objetivo promover ações e atividades de prevenção e enfretamento à violência. No âmbito institucional essa parceria com a Guarda é essencial na perspectiva de discutir com os trabalhadores e com a comunidade ações e estratégias locais para que possamos minimizar os efeitos da violência dentro das unidades de saúde e nos territórios onde essas unidades estão inseridas”, considerou.
 
De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, essa iniciativa ocorreu após reuniões com os Conselhos de Saúde Local e Municipal. Nesses encontros foi apresentado o sistema de videomonitoramento utilizado pela GMA, sua funcionalidade e a redução do número de ocorrências após sua implementação.
 
“Mesmo em face da apresentação de dados relativos a essa queda, foi-nos solicitado que realizássemos oficinas e rodas de conversa sobre segurança para os funcionários da Saúde, sendo estas iniciadas na última sexta-feira, 20, na UBS Adel Nunes. Esta semana a unidade que recebeu a visita da equipe da GMA foi a Dr. Roberto Paixão, no 17 de Março. A roda de conversa tem duração de cerca de uma hora e seu objetivo é atingir todas as unidades, dando prioridade àquelas destacadas pela Saúde como mais urgentes. A oficina foca na apresentação de medidas simples de prevenção e cuidados pessoais e em âmbito institucional a fim de minimizar a possibilidade de sinistros dentro e nas imediações dos postos, além de explanar sobre todo o processo de monitoramento remoto e o trabalho desenvolvido diariamente pela GMA”, detalha o diretor.
 
Responsável pela apresentação das oficinas, o guarda municipal Fábio Salviano tem ouvido as demandas locais e apresentado orientações que visam minimizar a ocorrência de sinistros dentro e fora das unidades de saúde. “Nas palestras nós buscamos falar aos profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde sobre o papel de cada um no combate às mais variadas formas de violência e no processo de melhoria da segurança. Realizamos uma oficina orientando sobre como se deve agir em diversas situações, além de como contribuir com o trabalho desenvolvido nesses locais pela Guarda Municipal, criando uma sinergia, uma relação de confiança em que todos saem ganhando, inclusive a comunidade”, indicou.