Prefeitura de Aracaju orienta funcionários de condomínio sobre simulação de Plano de Evacuação da Comunidade

Defesa Social e Cidadania
28/09/2019 12h11

Em razão da simulação de evacuação que acontecerá na Zona de Expansão no dia 19 de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), busca orientar os moradores da região. Desta forma, na manhã deste sábado, 28, a Defesa Civil de Aracaju prestou orientação aos funcionários de um condomínio localizado dentro da área de risco. 

O coordenador técnico da Defesa Civil, cabo Robson Rabelo, indica a importância de atuar especialmente nesse local. "É um condomínio que está situado em frente ao motivo gerador do risco. Então é muito importante, por essa questão da localização, que as pessoas possam ser evacuadas o mais rápido possível", explica o coordenador.

Além disso, o coordenador explica de que forma a ação irá contribuir para a realização da simulação. “Hoje foi feito o primeiro contato com os colaboradores, já que esses vão estar no dia e vão orientar as pessoas que, por ventura, ainda estejam desinformadas quanto à realização do exercício simulado. Então explicamos aos colaboradores, que, apesar de não residirem no local, trabalham, e, em uma situação de emergência, podem estar nessa área compreendida de 1km", reforça o cabo Rabelo.

O síndico do condomínio contemplado pela ação, Wesley Barbosa, ressalta a importância de os colaboradores do local estarem informados. “No momento em que eu passei a ter conhecimento de como funcionava o Plano de Evacuação, eu percebi que o condomínio fazia parte da zona de risco. Assim eu percebi que, antes de orientar os moradores, eu precisava orientar os funcionários, pois eles podem ser parceiros, inclusive, para orientar na evacuação”, afirma Wesley Barbosa. 

Por isso, o síndico considerou a orientação extremamente positiva. “Foi perfeito, era o que precisávamos; orientar os funcionários para que eles percebessem o risco e também, inclusive, no dia da orientação do dia 19, lidarem de forma séria com a simulação”, considera Wesley Barbosa.
Um dos funcionários contemplados pela ação foi Reinaldo Ferreira, porteiro do condomínio. Para ele, a oportunidade foi um grande aprendizado. “É bem importante, porque nos atualiza bem e, assim, temos como fazer uma evacuação bem precisa do pessoal e ficamos à par dos riscos da situação. Antigamente não sabíamos do risco que envolvia, como iríamos proceder nessa situação, e agora, com a ajuda da Defesa Civil, sabemos como reagir e como evacuar o pessoal”, afirma o porteiro, satisfeito com as orientações passadas pela Defesa Civil.