Obras no Japãozinho reconfiguram cenário urbano e contemplam demanda local

Agência Aracaju de Notícias
01/10/2019 05h00

Por muito tempo, o bairro Japãozinho foi mais um ponto da zona Norte que abrigou intenso fluxo migratório de cidades sergipanas, ou de outros estados, de pessoas em busca de emprego e superação social. A ocupação, na maioria das vezes, ocorreu sem planejamento, criando um cenário com problemas urbanos. 
 
Para além disso, o próprio relevo apresenta diferenças de altitudes e  acabou por criar uma paisagem urbana disforme e com carências no saneamento básico. Por isso, as obras que a Prefeitura de Aracaju executa atualmente no bairro são de extrema importância e já estão mudando esse cenário.
 
“Com estas obras, a Prefeitura ataca de uma só vez os dois pontos nevrálgicos do bairro: o canal do Jetimana e a rua do Arame”, avalia o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. Com as intervenções, a perspectiva é de mais mudanças significativas. 
 
“Esses investimentos representam a redenção estrutural e traduzem uma nova perspectiva para as milhares de famílias que, a partir de agora, usufruirão de ruas pavimentadas, redes coletoras de drenagem e esgotamento sanitário, acessibilidade e equipamentos que impulsionam a melhor ocupação dos espaços urbanos”, enfatiza o secretário. 
 
Os serviços já são sentidos pela população. Para Ailton Ferreira Nunes, que mora no bairro há 25 anos, a obra era uma demanda da comunidade e vai fazer a diferença para os moradores. “Essa é a primeira vez que temos uma grande obra aqui e ela vai melhorar muito a estrutura do bairro”, avalia o morador.
 
Além de moradora há mais de 10 anos, Márcia Barros mantém um pequeno comércio no local e espera o fim das obras e os benefícios que elas trarão. “É importante que alguém esteja olhando para essa região, pois ela será valorizada. O bairro ficará mais bonito e vai melhorar o comércio também”, ressalta. 
 
Segundo Ronaldo Santos de Andrade, o histórico do bairro, com bastante lama, fala por si. “Era precário. Quando chovia, mal dava para sair de casa”, lembra. Wellington Elias dos Santos confirma. “A falta de estrutura sempre falou mais alto. Agora, já está bem melhor”.
 
Investimentos
A primeira etapa das obras no Japãozinho está sendo executada a partir de um investimento de R$1,7 milhão e está 90% concluída, com previsão de ser entregue nos próximos 60 dias. Já a segunda etapa, cujo investimento é de R$15 milhões e foi iniciada há pouco mais de 30 dias, é também uma importante obra de infraestrutura, contempla a terraplanagem, drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação asfáltica de 11 ruas, e mudará a paisagem urbanística de toda a região.
 
Atualmente, há três frentes de trabalho no bairro: uma na rua Projetada, onde está sendo construída a contenção de alvenaria e pedras; outra na travessa Euclides Figueiredo, com a implementação de um canal de gabião. E outra na rua São Januário, onde está sendo implantado o sistema de esgotamento sanitário.