Prefeitura realiza serviços estruturantes nos limites entre Aracaju e São Cristóvão

Obras e Urbanização
30/09/2019 12h49

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), começa a colocar em prática o que ficou estabelecido no Termo de Cooperação Técnica firmado entre os municípios de Aracaju e São Cristovão e que estabeleceu uma agenda administrativa conjunta com o objetivo de realizar serviços urbanísticos nos limites territoriais entre as duas cidades.

Como primeiro projeto executado, o revestimento primário da Estrada da Cabrita, no prolongamento do conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, via de acesso aos conglomerados populacionais localizados em território sancristovense.

As intervenções consistiram na aplicação de cerca de 280 toneladas de asfalto fresado no trecho que interliga o conjunto Santa Lúcia a condomínios situados na parte correspondente ao município de São Cristóvão. A medida confirma a execução daquilo que foi pactuado entre o prefeito Edvaldo Nogueira e Marcos Santana, atual gestor da quarta cidade mais antiga do Brasil e de acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, demonstra o compromisso dos dois administradores.

"Depois daquelas chuvas de julho percebemos que era preciso atuar com o máximo de força possível na área e como se trata de cidades conurbadas a intenções de trabalhar devem suprimir as burocracias. É neste sentido que o Termo de Cooperação se fundamenta e, respaldado por lei, garante que a população sinta a presença do poder público nesta área que vem crescendo bastante nos últimos anos", afirma Ferrari, garantindo que o serviço atendeu aos pleitos de quem mora no local.

Concluído na semana passada, o trabalho teve o reconhecimento da população, como é o caso de José Edilson dos Santos que analisa o antes e depois da implantação do pavimento. "Antigamente nós convivíamos com muita lama aqui e era bastante complicado de se locomover mas agora temos mais facilidade para chegar ao Santa Lúcia", afirma o autônomo que mora na região há quase três décadas.

Opinião semelhante é a da estudante Silvana Mourão que destaca as melhorias surgidas. Para ela "o sofrimento aqui era enorme, principalmente quando no horário de ir para a faculdade porque quando não era lama, era poeira que muitas vezes impedia a a gente de sair de casa", relembra. Silvana reconhece a importância da união das duas prefeituras. "Se é para beneficiar o povo tem que se unir mesmo e eu nunca tinha visto este tipo de parceria mas como está tendo resultado espero que continue", comenta.