Prefeitura divulga cronograma de atividades do Outubro Rosa na Rede de Saúde de Aracaju

Saúde
30/09/2019 16h04

Para iniciar às ações do Outubro Rosa, mês dedicado ao fortalecimento das ações de prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou uma série de atividades para todo o mês de outubro.

As ações já executadas pela gestão municipal ao longo do ano, na Rede de Atenção Básica, neste mês de outubro são intensificadas devido à campanha nacional. A programação consiste em atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de prevenção e promoção à saúde da mulher, focada nos atendimentos a esse público, com destaque à importância do autoexame.

“A campanha [Outubro Rosa] é uma grande oportunidade de mostrar às mulheres e à sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. Infelizmente, muitas mulheres só buscam se cuidar durante esse mês, mas esse cuidado precisa ser contínuo, já que o câncer e outras doenças não têm um mês específico para aparecer”, destaca a coordenadora da Área Programática e Estratégica (APE), Kamila Fialho.

Outubro Rosa e Prevenção

A campanha Outubro Rosa foi criada nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

No Brasil, o de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente e se manifesta com a detecção de um caroço, que pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém em mulheres com idade abaixo dos 40 anos a incidência vem crescendo bastante. “É importante que todas as mulheres, com menos e mais de 40 anos, sempre examinem as mamas, com o autoexame, após a menstruação, e procurem a UBS para realização do exame clínico. Já as mulheres acima de 50 anos devem realizar mamografia anual ou conforme orientações médicas”, acrescentou Kamila.

Para prevenir, é importante realizar exames frequentes, como o do toque e a mamografia, necessários para identificação do câncer de mama. O autoexame, que pode ser facilmente realizado, ainda é uma das formas mais eficazes no combate à doença. Nas UBS são realizados exames clínicos, tanto da mama, como do cólon do útero, e têm sido promovidas atividades educativas, como palestras, seminários e oficinas sobre o tema.

Cronograma

Durante o mês de outubro, cada Unidade Básica de Saúde ofertará atividades independentes alusivas ao Outubro Rosa para as comunidades em que estão inseridas.

Essas atividades estão sendo pactuadas com a própria comunidade e com os grupos de atendimento acolhidos na Rede Básica de Aracaju. Além disso, a SMS promoverá algumas ações ampliadas durante o mês. Acompanhe algumas dessas atividades:

>> Dia 07 de outubro – Abertura da Campanha Outubro Rosa

Local: Auditório da SMS

Horário: das 8h30 às 10h30

>> Dia 07 à 11 de outubro – Semana de cuidado ao Servidor

Local: Auditório da SMS

Horário: das 10h30 às 12h e das 14h às 17h

>> Dia 08 de outubro – Palestra com o Programa Saúde da Mulher para os educadores físicos dos polos da Academia da Cidade

Local: Auditório da SMS

Horário: das 8h às 12h

>> Dia 15 de outubro – Palestra para os usuários na UBS Maria do Céu

Local: UBS Maria do Céu

Horário: das 9h às 12h

>> Dia 16 e 19 de outubro – Palestra para os usuários, oferta de exames de lâmina e autoexame na UBS Roberto Paixão

Local: UBS Roberto Paixão

Horário: das 9h às 12h

>> Dia 19 de outubro – Palestra para os usuários, oferta de exames de lâmina e autoexame na UBS Santa Terezinha

Local: UBS Santa Terezinha

Horário: das 8h às 12h