Prefeitura divulga cronograma semanal de ações de combate ao Aedes aegypti

Saúde
30/09/2019 16h31

A Prefeitura de Aracaju divulga as ações de combate ao Aedes aegypti que serão desenvolvidas nos bairros ao longo desta semana. A mobilização faz parte do Plano de Intensificação de Combate ao Aedes e busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) farão visitas noturnas às residências, das 19h às 22h, para eliminação de criadouros do mosquito, nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 1, no bairro Farolândia. Já nos dias 2 e 3, quarta e quinta-feira, esta ação será desenvolvida no bairro Palestina.

Na terça-feira, 1º, no bairro Getúlio Vargas, os agentes também aplicarão o fumacê costal. Já na quarta-feira, dia 2, será a vez do bairro José Conrado de Araújo. Por fim, na quinta-feira, 3, as equipes do fumacê atuarão no bairro Siqueira Campos. “Na aplicação, cada dupla de agentes atua entre quatro e sete quarteirões. Esse serviço é sempre executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, explica o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Os agentes incentivam as pessoas durante essas visitas na participação ativa ao combate do mosquito, pois, cabe ao morador fazer a verificação diária a fim de evitar novos criadouros nas residências

Mutirão

No próximo sábado, dia 5, será realizado mais um mutirão, e o bairro escolhido foi novamente o Santo Antônio. “Segundo o quinto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), devido a intensificação das equipes ao combate do mosquito, o índice caiu de 7 (alto risco) caiu para 3,3 (médio risco). Mesmo assim, a equipe resolveu realizar mais um mutirão no bairro, para tentar baixar ainda mais esse indicador. Os trabalhos serão iniciados a partir da UBS Cândida Alves José, localizada na rua São João”, acrescentou Jeferson.

Desde o início da execução do Plano de Intensificação de Controle do Aedes, a Prefeitura de Aracaju já realizou doze mutirões aos sábados. Até o momento já foram contemplados os bairros Japãozinho, Santa Maria, Olaria, José Conrado de Araújo, Santo Antônio, Industrial, Dom Luciano, Pereira Lobo, Cidade Nova e Palestina.