Prefeitura desenvolve estratégias de enfrentamento à violência nas unidades de saúde de Aracaju

Defesa Social e Cidadania
30/09/2019 16h17

Uma das metas prioritárias do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju é garantir ambientes seguros para as pessoas e contribuir para o enfrentamento da violência. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) tem realizado, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, oficinas e rodas de conversa sobre segurança com servidores das unidades básicas de saúde da capital.

A iniciativa vem sendo realizada desde o dia 20 de setembro e acontece semanalmente, sendo conduzida por integrantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). De acordo com o técnico de controle social da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Cláudio Soares, a parceria tem sido proveitosa.

“A Secretaria Municipal da Saúde e a Guarda Municipal fazem parte, junto com outras secretarias, do programa Aracaju Segura, que tem como objetivo promover ações e atividades de prevenção e enfrentamento à violência. No âmbito institucional, essa parceria com a Guarda é essencial, na perspectiva de discutir com os trabalhadores e com a comunidade ações e estratégias locais, para que possamos minimizar os efeitos da violência dentro das unidades de saúde e nos territórios onde essas unidades estão inseridas”, afirma.

De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, essa iniciativa ocorreu após reuniões com os Conselhos de Saúde Local e Municipal. Nesses encontros, foi apresentado o sistema de videomonitoramento utilizado pela GMA, sua funcionalidade e a redução do número de ocorrências após sua implementação. “Mesmo em face da apresentação de dados relativos a essa queda, foi-nos solicitado que realizássemos oficinas e rodas de conversa sobre segurança para os funcionários da Saúde, sendo estas iniciadas na última sexta-feira, dia 20, na UBS Adel Nunes”, explica o diretor.

Além disso, o diretor da GMA detalha o funcionamento da ação. “Nesta semana, a unidade que recebeu a visita da equipe da GMA foi a Dr. Roberto Paixão, no Bairro 17 de Março. A roda de conversa tem duração de uma hora e objetiva atingir a todas as unidades, dando prioridade àquelas destacadas pela Secretaria da Saúde como mais urgentes. A oficina foca na apresentação de medidas simples de prevenção e cuidados pessoais e em âmbito institucional a fim de minimizar a possibilidade de sinistros dentro e nas imediações dos postos, além de explanar sobre todo o processo de monitoramento remoto e o trabalho desenvolvido diariamente pela GMA”, conclui o subinspetor.

Responsável pela apresentação das oficinas, o guarda municipal Fábio Salviano tem ouvido as demandas locais e apresentado orientações que visam minimizar a ocorrência de sinistros dentro e fora das unidades de saúde.

“Nas palestras, nós buscamos falar aos profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde sobre o papel de cada um no combate às mais variadas formas de violência e no processo de melhoria da segurança. Realizamos uma oficina orientando sobre como se deve agir em diversas situações, além de como contribuir com o trabalho desenvolvido nesses locais pela Guarda Municipal, criando uma sinergia, uma relação de confiança em que todos saem ganhando, inclusive a comunidade”, explica o guarda.