Em setembro, Prefeitura de Aracaju vacinou mais de 17 mil animais contra a raiva

Saúde
01/10/2019 17h00

Após o término da intensificação da vacinação antirrábica, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, contabilizou 17.096 animais, entre cães e gatos, imunizados na Capital. Iniciada no dia nove de setembro, a ação priorizou as localidades da zona rural da cidade, concentradas na Zona de Expansão e em bairros circunvizinhos.

De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju, Marina Sena, até o dia 18 de setembro, as equipes técnicas percorreram essa primeira área, aplicando as doses nos animais das residências visitadas com os Postos Volantes.

“Foram regiões nas quais existem muitas propriedades de difícil acesso, e ficaria muito complicado para o dono de um animal levá-lo para vacinação em Postos Fixos. Por isso, nossas equipes atuaram de forma itinerante, passando de casa em casa, para que nenhum animal deixasse de ser imunizado”, garante.

Postos Fixos

Simultaneamente, no dia 16, foi iniciada a vacinação nos Postos Fixos, que seguiu até esta segunda (30), em pontos estratégicos da cidade, abrangendo diversas regiões da capital sergipana. A tutora Daniele Santos foi uma das pessoas que aproveitou a intensificação para proteger sua gatinha Lua. “É muito amor envolvido, por isso é importante imunizar os nossos animais contra a raiva. É uma forma de protegê-los e proteger a nossa família também”, enfatizou.

O tutor João Pedro Silva disse que sua cadelinha dele não podia ficar sem proteção. “Todo ano eu trago minha Nina para ser imunizada. Quando soube através da internet que iria acontecer a vacinação já fiquei atento. A vacina é a única forma de prevenir a raiva. É uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos, por isso é importante esta intensificação”, garantiu.

A vacina é a única forma de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos. “Por isso é importante que nós moradores estejamos de portas abertas para a vacinação dos nossos animais de estimação”, enfatizou a dona de casa Edileuza dos Santos.

Nos últimos três anos, foram registrados dois casos de raiva animal em Aracaju, um felino, em 2016, e um canino, em 2017.