Prefeitura encerra primeira turma do curso de Agente de Limpeza Predial

Formação para o Trabalho
01/10/2019 16h10

Iniciado no final do mês de agosto, o curso de Agente de Limpeza Predial, ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) chegou ao fim. A primeira turma da capacitação foi formada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundat no bairro 17 de Março e teve duração de 80 horas.

Foram quase 30 dias de aulas de aprendizado intenso. Os alunos da professora Weslânia Paz tiveram experiências diversas ligadas à área de limpeza predial. O conhecimento não se resumiu apenas à teoria, pois a prática também fez parte do cronograma do curso, no qual os participantes tiveram a oportunidade de repaginar o paisagismo e a pintura da fachada da unidade que sediou o curso.   

Segundo a instrutora, que já atuou como síndica, função que lhe fez observar situações no condomínio que morava e administrava, vivenciar essa realidade permitiu-lhe abordar os assuntos mais pertinentes sobre o tema, para que os futuros agentes de limpeza predial  exerçam a profissão de maneira profissional.

"O curso proporcionou aos participantes uma integração com mais qualidade no ambiente de trabalho. Percebo que em muitos condomínios os agentes não são bem qualificados, não tem a atenção devida para o que está exercendo, e aqui trabalhamos além da relação interpessoal e comunicação, abordamos a parte específica, com a vivência e prática em condomínio", explica Weslânia.

Encerramento

O encerramento foi típico de cursos de graduação. Houve juramento e orador da turma, que, com palavras motivacionais, destacou em adjetivos os valores que cada aluno expressou durante os dias de capacitação. A oradora foi Paula Santos, moradora do bairro Santa Maria. De acordo com ela, o curso não ficou fechado apenas nos assuntos sobre a limpeza condominial, ele trouxe ensinamentos ligados à convivência com as demais pessoas.  

"Foi um curso excelente, ele agregou mais valores para a gente e não abrangeu só a limpeza, englobou também a cidadania e o cuidado com o prédio, no qual teremos um convívio nele", pontuou a aluna.

A animação dos alunos no encerramento já indicava o aproveitamento e a avaliação positiva que tiveram do curso. Waldemir Aquino, 33, confirmou o que a expressão dos colegas já demonstrava. Para ele, o curso foi muito bem aproveitado. "Foi ótimo, é um crescimento para o nosso futuro, a partir do momento que a Fundat abre essas portas começamos a nos profissionalizar e vamos crescendo e aprendendo muito com o que a Fundação nos oferece", finaliza Waldemir.