Certificação em cursos da Fundat gera resultado satisfatório para os participantes

Formação para o Trabalho
03/10/2019 07h01

Mais duas turmas foram capacitadas e certificadas por meio das qualificações oferecidas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju. Os alunos do curso de Técnicas Básicas de Arte em Feltro, desenvolvido na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Cleia Maria Brandão, no bairro Coroa do Meio, e de Atendimento com Qualidade, realizado na UQP do bairro 17 de Março, receberam, nesta quarta, 2, o certificado de conclusão dos cursos, ambos com carga horária de 30 horas.

Durante o curso, os alunos contaram com instrutores altamente qualificados que os auxiliaram por meio de suas experiências com o mercado. Entre momentos práticos e teóricos, os participantes adquiriram conhecimentos que os tornaram ainda mais confiantes na busca por emprego ou de novas oportunidades de trabalho.

Os cursos de capacitação têm por finalidade tanto o aperfeiçoamento daqueles que já estão atuantes na área como também na inserção de futuros profissionais no mercado. E os resultados já podem ser conferidos, como a exposição feita pelos alunos do curso de Arte em Feltro, os quais expuseram suas criações no encerramento do capacitação.

Capacitações

Os cursos e oficinas de capacitação ofertados pela Prefeitura estão em consonância com as demandas do mercado de trabalho local, de modo a agilizar contratações ou que gerem pequenos negócios, como no caso dos cursos de Arte em Feltro e Atendimento ao Cliente.

O feltro é um tecido conhecido entre os nordestinos. É formado pela prensagem de fios, que cria uma camada resistente e de fácil modelagem. O curso auxilia no desenvolvimento de criações através do feltro, que podem resultar em chaveiros, terços, almofadas e até máscaras de dormir. Tudo pode ser feito a partir da criatividade dos participantes, os quais, após a qualificação, podem comercializar as peças produzidas.

Um bom atendimento é a chave de qualquer sucesso. Com isso, o curso de Atendimento com Qualidade objetiva a capacitação de profissionais que atendam e auxiliem clientes de maneira satisfatória e qualificada. Essa capacitação é importância para o mercado, pois é essencial para manter a fidelidade dos consumidores de forma geral.

Resultados

"Esse foi o primeiro trabalho que a Fundat me deu a oportunidade de participar, e foi gratificante, pois estou passando um pouco do que sei para outras pessoas, e ver a receptividade deles é melhor ainda", afirmou a instrutora Sônia.

A aluna Mônica dos Santos confirma a afirmação da sua instrutora. "Aprendi muito o que é arte em feltro e como fazer. Muita coisa eu não sabia. Criei gatinhos, terços, elefantes. E vou levar profissionalmente o que aprendi", destacou.

"Fiquei muito feliz em estar ministrando o curso de Atendimento com Qualidade, ofertado pela Fundat, e mais feliz ainda porque nós encontramos pessoas que mesmo com todos os obstáculos estão aqui em busca de qualificação. Além de ensinarmos, nós também aprendemos. Todo o curso foi um estímulo na minha caminhada profissional", ressalta a instrutora Barbara Feitosa.

Essa mesma alegria é compartilhada pelos alunos de Atendimento com Qualidade. O aluno Raí Barbosa, por exemplo, agradeceu à Fundat e ressaltou a importância das Unidades de Qualificação Profissional (UQPs)."Isso facilitou o estudo da gente", ressaltou, ao acrescentar que o curso superou suas expectativas. "Espero que agregue no currículo de cada um aqui. Além disso, quero encontrar com os amigos que fiz aqui no mercado de trabalho", conta o futuro profissional.