Atuação da Prefeitura antes e durante as chuvas evita danos e transtornos à população

Obras e Urbanização
03/10/2019 15h05

Equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização atuam de forma intensificada, desde o início da manhã desta quinta-feira, 3, na execução de ações de manutenção, desobstrução e limpeza do sistema de drenagem da cidade. Embora esses serviços sejam realizados de forma preventiva diariamente, devido às chuvas das últimas 24 horas, período em que a cidade registrou um acumulado de águas pluviais de 87,6mm, a atuação da Empresa foi reforçada para minimizar possíveis transtornos.

Deste modo, a execução destes serviços foram direcionadas, principalmente, aos corredores de trânsito mais movimentados da cidade, como as avenidas Augusto Franco, Beira Mar e Francisco Porto, identificados como locais com histórico de dificuldades de escoamento das lâminas de águas retidas na superfície destas vias.

Assim, apesar do alto volume pluviométrico registrado na capital sergipana entre quarta e o meio-dia desta quinta-feira, todos os pontos com algum tipo de alagamento foram escoados devido ao trabalho simultâneo efetuado pela Emurb. Para isto, as equipes se dividiram e atuaram nas áreas mais atingidas, deslocando-se aos bairros Aeroporto, Atalaia, Dom Luciano, Jabotiana e Luzia e Ponto Novo.

Mais uma vez, a drenagem pluvial suportou adequadamente as chuvas e em tempo razoável garantiu a vazão das águas das chuvas. De acordo com Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura, as medidas preventivas executadas bem antes das incidências são o ponto de partida para estes resultados.

"Não há como impedir as chuvas e tampouco os alagamentos desaparecerão imediatamente por uma série de fatores que vão desde a coincidência das precipitações com a maré alta, localização de alguns bairros que ficam abaixo do nível do mar, formação geológica e mesmo ações humanas como os lixos jogados nas ruas. Mas o que é importante frisar é que as ações preventivas estão surtindo efeito regularmente", avalia Ferrari.

Há um permanente trabalho articulado entre os vários setores da Emurb que contribui para que o expediente se estenda até aos fins de semana e consiga atender, em média, mais de 500 ruas por mês. "Estamos sempre atentos e não há um só bairro em que as equipes não tenham feito alguma intervenção na drenagem e a continuidade é garantia de mais resistência à força das chuvas que caem em nossa cidade", destaca Ferrari.

Solicitação

Para registrar a solicitação, basta entrar em contato por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).