Equipe da Prefeitura de Aracaju recebe alunos do IFS e apresenta Planejamento Urbano e Geoprocessamento

Planejamento e Orçamento
03/10/2019 19h08

Alunos do curso de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe (IFS) tiveram uma tarde de troca de experiências, discussões e aprendizado sobre a aplicabilidade das discussões acadêmicas com profissionais da Prefeitura de Aracaju. O encontro, por intermédio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), ocorreu na sala de treinamento do Centro Administrativo, na tarde desta quinta-feira, 3. 

Os alunos, o professor Wellington Vilar e a professora Flávia Moreira receberam as boas-vindas do secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, que destacou a importância da troca de experiências entre a administração municipal e as instituições de ensino. 

“O compartilhamento de informações é elemento fundamental para dinamizar a assimilação do conhecimento e favorecer a aplicabilidade prática de tudo o que se aprende. Aqui, estamos abertos a receber todas as instituições de ensino correlatas para que observem como utilizamos as ferramentas tecnológicas, desenvolvam a percepção da complexidade e nível de dificuldade na execução de políticas públicas. O prefeito Edvaldo Nogueira sempre faz questão de abrir as portas para o mundo acadêmico, viabilizando que os estudantes conheçam a prática por trás da teoria”, destacou. 

A coordenadora Geral de Desenvolvimento Urbano, a arquiteta Marianna Albuquerque, fez ponderações sobre Aracaju, que é uma das poucas cidades cujo território é todo mapeado e georeferenciado, oferecendo explicações sobre as ações de regularização fundiária e a base planimétrica da cidade. “Usamos a informação geográfica a partir de coordenadas num sistema de referência que nos permite acompanhar questões como ocupação irregular e danos em áreas de proteção ambiental, por exemplo. Essa informação gera um trabalho articulado entre diversas secretarias, cujo objetivo é promover um desenvolvimento adequado, sustentável e seguro. Esse desafio é a nossa meta”, sintetizou. 

Os aspectos do geoprocessamento foram detalhados pelos também arquitetos Dauane Santana e Diego Padilha, que explicaram os usos que esses dados coletados sobre informações espaciais proporcionam para a gestão e o conseqüente planejamento urbano. 

Relevância 

A professora Flávia Moreira destacou a relevância de discutir com os alunos essas temáticas correlatas ao exercício profissional que terão. “Gostaríamos de agradecer por essa oportunidade de imersão na realidade da cidade, que oferecerão oportunidade para que os alunos promovam a conexão social de suas idéias”, destacou. 

Já o professor Wellington Vilar destacou a riqueza da experiência para o alunado. “Esta é uma experiência ímpar, já que é extremamente relevante conhecer qual o referencial técnico do trabalho que a prefeitura realiza e o que é passado, em termos de informações, para a população. É sempre um encontro muito produtivo, pois também há uma troca de informações entre os profissionais da academia com os técnicos da administração”, ratificou. 

Para a aluna Roberta Silva, do terceiro período do curso, esta foi uma ocasião importante para o alinhamento do que ela pensa sobre o futuro profissional. “É sempre válido quando conhecemos o que está se fazendo na área de conhecimento que estudamos. Nossas dúvidas foram tiradas e entendemos qual a importância do georeferenciamento para a definição dos destinos da cidade”, complementou.