Prefeitura de Aracaju integra seminário sobre mudanças climáticas

Defesa Social e Cidadania
04/10/2019 17h59

A Prefeitura de Aracaju, por meio da participação do secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, integrou, nesta sexta-feira, 4, o painel “Desafios em Sergipe em Face das Mudanças Climáticas”, no Seminário “Políticas Públicas em Mudanças Climáticas”.

Organizado pelo Ministério Público de Contas de Sergipe, o evento ocorreu às 9h, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, e teve como objetivo discutir, entre gestores públicos e comunidade acadêmica, possíveis formas de enfrentamento aos problemas ambientais.

De acordo com o secretário Luís Fernando Almeida, o evento foi uma oportunidade de unir forças em torno do tema proposto. “É muito triste ver como a degradação tem avançado, mas seminários como esse, promovido pelo Ministério Público de Contas, congregam pessoas que pensam e torcem pela melhoria da qualidade de vida e pela salvação do planeta. O aquecimento global é algo muito sério. Algumas ilhas e regiões mais baixas vão desaparecer e as pessoas recusam a tomar consciência disso”, considera o Secretário.

Dessa forma, Luís Fernando Almeida acredita que momentos de debate como esse são fundamentais. “Foi um momento bom de união de ideias, de forças e de discussão. Acreditamos que é preciso ser criado um movimento para salvar o planeta, e isso depende de cada um de nós. Depende de pequenos gestos, de jogar o lixo na lata de lixo, de dar exemplo para os nossos filhos, e é isso que vai ficar”, conclui o Secretário.

Segundo o procurador do Ministério Público de Contas, Eduardo Côrtes, a presença da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju (Semdec) contribuiu com novas perspectivas sobre a temática ao evento. “Contamos com o secretário Luís Fernando, que deu uma visão bem sistêmica de como o município de Aracaju tem tratado a questão ambiental, relacionado especificamente à questão das áreas de risco e dos desastres naturais”, afirma o procurador. “

“Foi importante, porque deu a perspectiva da ação preventiva e dos desafios que são colocados diante da intensificação dos eventos climáticos extremos, que é uma consequência da mudança climática global”, acrescenta Eduardo Côrtes.