Em 2019, Fundat já realizou mais de 6 mil emissões de carteira de trabalho

Formação para o Trabalho
08/10/2019 11h28

A necessidade de estar com todas as documentações preparadas quando encontrada uma vaga de emprego é primordial. O redobro da atenção deve ser, principalmente, para o público mais jovem que ainda não está inserido no mercado de trabalho, mas que busca por futuras oportunidades profissionais e qualificações.

Por isso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju oferece à população o serviço de emissão de carteira de trabalho de maneira acessível e eficaz. Além disso, após receber a CTPS o cidadão já pode cadastrar o currículo para as vagas de emprego oferecidas pela Fundação.

Um combo completo para aqueles que buscam ser inseridos no mercado de trabalho e ganhar experiências. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento individual e indispensável no ato contratual. Ela tem por finalidade registrar e atestar o vínculo empregatício da pessoa, além de confirmar o tempo de trabalho e dar acesso a fins previdenciários que garantem sua seguridade.

O banco de cadastro da Fundat oferece, dentro das vagas de emprego, as oportunidades voltadas para o programa Jovem Aprendiz. O objetivo é captar um maior número de vagas para que seja possível empregar o público mais jovem em grande escala.

A procura pelo serviço é um dos mais requisitados na instituição. Somente em 2019, já foram emitidas 6.044 carteiras de trabalho. Neste mês, entre solicitações e entregas, a demanda foi de 204 carteiras, uma média diária de 40 atendimentos concluídos pelos colaboradores da Fundat.

“Nosso trabalho aqui é o de abrir portas para que as pessoas possam conseguir um emprego, afinal sem a carteira de trabalho não existe contratação efetiva. É gratificante ver a felicidade no rosto das pessoas que recebem o documento e fica na expectativa de conseguir um emprego”, explica a colaboradora da Fundat, Thassya Luiza.

A esperança realmente é comprovada. A estudante Camile Ribeiro, 16, esteve na Fundat para pegar sua carteira de trabalho e falou sobre as suas perspectivas para o futuro. “Eu quero ser advogada. Quero conseguir um emprego que me dê à oportunidade de realizar esse sonho. Por isso vim fazer minha carteira e estou bastante feliz porque agora tenho a chance de concorrer às vagas”, destaca Camile.

Serviço

Para solicitação da primeira via da carteira de trabalho, é necessário comparecer na sede da Fundat com os seguintes documentos: Registro Geral (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência com CEP validado; certidão de casamento ou de nascimento, original.

Para solicitar a segunda via da CTPS, deve-se apresentar os documentos citados anteriormente, acompanhados de um Boletim de Ocorrência (B.O) e de numeração da antiga carteira. Os prazos de entrega são de até três dias úteis para ambos os casos.