Educadores físicos da Prefeitura são capacitados sobre prevenção do câncer de mama

Saúde
08/10/2019 16h08

Nesta terça-feira, 8, os professores de educação física do Programa Academia da Cidade (PAC) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) foram capacitados sobre a prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e objetivou tornar esses profissionais multiplicadores de informações e capazes de desenvolver ações de prevenção nos polos e unidades em que atuam.

“Muitas vezes as mulheres percebem alguma alteração da mama, mas têm medo de buscar por atendimentos especializados. O câncer é uma doença recheada de estigma, de muito preconceito e medo. Para que a gente consiga curar, é preciso correr, é preciso ter pressa. Então, se você perceber qualquer alteração na mama, a mulher deve procurar urgente por um serviço de saúde para que juntos, possamos indicar as melhores terapias e, com isso, conseguir tratar com mais celeridade, aumentando as chances de cura”, explicou a técnica do programa da Saúde da Mulher, Kátia Valença, ao abordar o autocuidado como promoção de qualidade de vida.

O supervisor do Programa Academia da Cidade, Sérgio Murilo Carvalho, participou da capacitação e afirmou a importância dela para disseminar a informação sobre a prevenção ao câncer que mais atinge as mulheres brasileiras.

“O mês de outubro é o período que há uma maior alerta para essa doença e nós, como profissionais de educação física, precisamos nos engajar nessa luta, pois a atividade física também é uma das formas de se prevenir do câncer”, destacou Sérgio Murilo.

A professora de educação física do PAC, Cyntia Star, ressalta ser preciso que os profissionais saibam orientar corretamente as pessoas sobre a doença. “Quando os próprios professores estimulam seus alunos a terem hábitos de vida mais saudáveis, fica mais fácil. A Academia da Cidade tem um público muito grande de mulheres, por isso, nós, professores, precisamos ficar atentos, até para estimular as pessoas a fazerem o autocuidado, pois a doença, quando descoberta no início, tem altas chances de cura”, reforçou.