Ritmo da construção da primeira maternidade pública de Aracaju anima comunidade local

Obras e Urbanização
16/10/2019 09h15

Iniciada em abril deste ano, a obra de construção da primeira maternidade pública municipal de Aracaju já conta com dois dos quatro pavimentos projetados em fase avançada de execução. Para concretização deste projeto, a Prefeitura de Aracaju investe mais de R$16,7 milhões, com recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal.

Quando estiver em pleno funcionamento, esta maternidade, que se constitui uma unidade de saúde de alto risco infantil e baixo risco materno, irá contemplar a comunidade do bairro 17 de Março, onde está edificada, e também dos bairros circunvizinhos e  de toda a Zona de Expansão.

"O prefeito Edvaldo Nogueira idealizou esta obra em seu mandato anterior, mas, por vários motivos, o projeto não foi concretizado. Agora, a Prefeitura retomou esta importante obra, que leva àquela comunidade o sonho de ter uma maternidade perto de casa", afirma Ferrari, ao destacar que o prédio contará com dezenas de leitos neonatais, 50 alojamentos para as mães e bebês, salas cirúrgicas, dentre outras dependências, além de estacionamento para 95 veículos, com vagas exclusivas para ambulâncias.

Com cerca de 15% de toda o projeto já executado, os moradores da comunidade local já visualizam o emaranhado de ferros, paredes e vigas que têm dado forma a maternidade. A execução da obra conta com a atuação diária de 80 trabalhadores.

A dona de casa Ademildes Santana transita, todos os dias, pela rua onde está sendo construída a maternidade e, como uma espécie de fiscal do poder público, faz questão de confirmar o bom andamento da obra e destacar os benefícios que dela espera. "Pelo tamanho do prédio parece que será uma maternidade bem grande e isto é bom para porque vai servir tanto a gente aqui do 17 de Março como às pessoas dos outros bairros. Como eu já encerrei minha carreira de ter filho deixo para minhas filhas e minhas vizinhas", brinca dona Ademildes.

O pedreiro Antônio Lourival da Silva se surpreende com os avanços da obra nas últimas semanas. Segundo ele, "parece que todo dia uma nova parede é levantada". Antônio Lourival também mora próximo à obra e ressalta a importância do investimento. "Valoriza demais o bairro e mostra que nossos governantes se preocupam com nossa comunidade. Tenho certeza que muitas criancinhas vão nascer aqui, se Deus quiser", complementa.